Segunda-Feira, 12 de Março de 2007 às 08:40:00
Samu 192 Sergipe atende quase 5 mil e alerta população sobre trotes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizou 4.863 atendimentos nos dois primeiros meses do ano em todo o Estado. No mês de janeiro, foram 2.083 atendimentos. Em fevereiro, o número aumentou para 2.781 por causa do Carnaval. A maioria dos pacientes era composta por adultos com problemas cardiovasculares e renais, seguidos por pacientes traumáticos, que sofreram acidentes, principalmente nas rodovias. As gestantes ocuparam a terceira colocação nas chamadas.

De acordo com o coordenador do serviço, Márcio Barretto, o maior problema enfrentado pelo Samu 192 Sergipe atualmente são os altos índices de trotes. "Para se ter uma idéia, no mês de janeiro recebemos 77.052 chamadas, das quais 60.790 foram trotes, inseridas as ligações por engano e a busca de informações de outros serviços. Isso atrapalha bastante o nosso trabalho, porque deixamos de socorrer as pessoas que realmente precisam para atender quem não necessita de um trabalho de urgência", alerta.

Parcerias

O Samu 192 Sergipe conta atualmente com 21 Unidades de Suporte Básico (USB), sete Unidades de Suporte Avançado (USA) e um carro de equipamentos. Em breve, mais três ambulâncias serão enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde (MS). O serviço está fechando convênios com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMS) para dar suporte aos atendimentos de urgência, a exemplo do que aconteceu no Carnaval.

A expectativa do coordenador é que a quantidade de atendimentos aumente gradativamente à medida que a população conheça melhor o Samu 192 Sergipe.

Fotos: Márcio Garcez/Saúde

/ Notícias / saude