Quarta-Feira, 07 de Março de 2007 às 02:50:00
Oficina discute reorganização do Hospital Geral

Os dirigentes do Hospital Geral (HGJAF) e da Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciaram nesta quarta-feira, 7, uma oficina para debater o modelo assistencial de Saúde dos hospitais sergipanos. O encontro, realizado na Escola de Enfermagem do Hospital Cirurgia, foi aberto pelo secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, e vai durar até o fim desta semana.

"Estamos começando o processo de reorientação organizacional interna do Hospital Geral, que inclui a gestão de pessoal, o estabelecimento de normas e rotinas mais eficientes, o cuidado com os doentes e reestruturação tecnológica que vai permitir dividir a clientela por grau de risco de maneira mais eficaz"?, disse o secretário.

A oficina está sendo coordenada por uma equipe técnica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), contratada pela SES para construir junto com os gestores estaduais o projeto de intervenção para mudanças no HGJAF, e conseqüentes reestruturações dos hospitais regionais do Estado. "Não existe padrão de atendimento público ou privado, o que deve existir é um padrão de atendimento que sirva aos cidadãos com qualidade", explicou Rogério Carvalho.

Experiências

De acordo com ele, a SES vai organizar o processo produtivo do HGJAF a partir da troca de experiências. "A intenção é ter dirigentes de alta performance. Nós temos um compromisso com essa equipe e vamos torná-la, se não a melhor, uma das mais competentes da área hospitalar em nosso Estado", garantiu o secretário. Para ele, é essencial mudar a qualidade de atendimento no HGJAF e otimizar o investimento dos recursos. "Precisamos de mais economia, respeito e zelo pelo patrimônio público", finalizou.

Fotos: Márcio Garcez/Saúde

Num primeiro momento, as equipes da Secretaria da Saúde elaboraram, em parceira com o grupo técnico da Unifesp, um diagnóstico detalhado da situação dos hospitais em Sergipe. Agora, o objetivo da avaliação dos serviços de saúde que a SES está realizando em todo o Estado é qualificar seus profissionais para o processo de reconstrução de uma rede hospitalar integrada e resolutiva.

/ Notícias / saude

Oficina discute reorganização do Hospital Geral