Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2021 às 14:00:00
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes destaca a importância do Janeiro Branco

Cuidar da saúde mental é tão ou mais importante que cuidar das outras partes do corpo. Durante este mês acontece a campanha Janeiro Branco, que objetiva mobilizar a sociedade em favor desse cuidado, buscando promover um conhecimento mais amplo sobre o assunto.

A psicóloga da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Naiara França da Silva, explica a importância desse tema. “Ter saúde mental é algo essencial que vai além da ausência de transtornos ou deficiências físicas. Então, essa campanha nos convida a refletir sobre as nossas vidas e sobre a qualidade dos nossos relacionamentos. Ela nos mostra também a necessidade de um debate sobre a saúde mental em todos os espaços", disse.

Segundo Naiara França, a  escolha do mês de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir metas nesse novo ano e também pela frustração de não ter cumprido as metas do ano que passou.

Ela disse, ainda, que esse costuma ser um período de reflexão. “Dessa forma, a campanha serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia e diante de tudo que passamos em 2020 e da sobrecarga a que somos expostos dia após dia nos diversos contextos em que estamos inseridos, é necessário que tomemos alguns cuidados em relação à nossa saúde mental, como praticar o autocuidado, nos manter ativos diariamente, adquirir novas habilidades e hábitos mais saudáveis, buscando manter o equilíbrio”, orientou Naiara.

A profissional deixou claro que, prezar por um boa noite de sono, para recarregar as energias e buscar ajuda sempre que sentir que não está bem, é muito importante. “Conte com a sua rede de apoio. Essas são pequenas mudanças que podem fazer muita diferença na sua forma de pensar e agir, proporcionando uma mente saudável. Lembre-se, assim como seu corpo precisa de ajuda para estar saudável, a sua mente também precisa. Se você cuida da sua mente, das suas emoções, está cuidando da sua vida. Não esqueça: mente saudável, vida feliz”, afirmou Naiara.

Transtorno mental

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 20% das gestantes sofrem com algum transtorno mental, sendo muito importante que ela cuide da sua saúde emocional. “Gravidez e puerpério são períodos desafiadores, que, dependendo de como a mulher esteja psicologicamente, pode dificultar a sua relação com o bebê e consigo mesma. Mas se a mulher está bem emocionalmente, fica mais fácil lidar com as dificuldades e emoções intensas próprias desses períodos”, atentou a psicóloga.

Ela reforçou que a prevenção é fundamental para garantir o bem-estar emocional das gestantes. “Não se deve esperar surgir a necessidade, para fazer uma avaliação sobre a saúde mental, buscando, se necessário, ajuda especializada”, concluiu.

/ Notícias / saude

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes destaca a importância do Janeiro Branco