Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007 às 09:10:00
Maternidade só será entregue ao Governo do Estado no fim de fevereiro
No entendimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mesmo inaugurada, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes não foi recebida pela nova gestão, o que só deve acontecer no dia 28 de fevereiro. A partir do dia 1º de março, se os prazos forem cumpridos, começa o trabalho da nova gestão da Secretaria, que só a partir desta data poderá definir quando e como a maternidade poderá funcionar.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada no dia 28 de dezembro do ano passado pela gestão anterior, só será entregue ao novo governo no dia 28 de fevereiro. A informação foi passada pela presidente da Organização Mundial da Família, Deise Noeli Kusztra durante uma reunião com a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, e o diretor da Maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB), George Caldas, para discutir o repasse da estrutura física e dos equipamentos da unidade.

Segundo Deise Kusztra, a obra ainda precisa passar por um processo de verificação e de testes. Ela explicou que essa é uma conduta normal. De acordo com Deise, após pronta, uma unidade de saúde desse porte precisa de um tempo que varia de dois a três meses para funcionar plenamente.

A secretária-adjunta de Saúde afirma, no entanto, que existem pendências referentes à obra e à entrega de equipamentos e que é preciso checar, de forma detalhada, todo o parque tecnológico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes para seu posterior funcionamento.

Além disso, Mônica Sampaio informou que vai usar esse tempo para, junto com uma comissão formada por arquitetos, engenheiros, enfermeiros e técnicos da Vigilância Sanitária Municipal, avaliar as condições da obra, tanto do ponto de vista sanitário, quanto do ponto de vista de fluxo de trabalho. "Não funcionaremos enquanto não forem feitos o repasse formal da unidade de saúde e a análise técnica desta comissão", disse Mônica.

/ Notícias / saude

Maternidade só será entregue ao Governo do Estado no fim de fevereiro