Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 às 15:00:00
Mães aprovam novas instalações do Banco de Leite Humano Marly Sarney
Doações de leite podem ser feitas sem sair de casa

O Banco de Leite Humano Marly Sarney, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem contribuído muito com a saúde dos bebês prematuros da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). A finalidade do Banco de Leite é coletar leite humano, pasteurizar e levar para a UTI Neonatal. Atualmente, 100% das crianças nascidas com menos de 1,5 Kg recebem diariamente o leite humano pasteurizado pela Unidade.

A estrutura física, entregue em outubro, foi adaptada para comportar diversos ambientes que não existiam no antigo banco de leite, atendendo totalmente ao novo programa de necessidades conforme recomendação da Anvisa Banco de Leite Humano – Funcionamento, Prevenção e Controle de Riscos – Tecnologia em Serviços de Saúde. O novo espaço é fruto de uma determinação do governador, no intuito de oferecer um ambiente mais acolhedor, confortável e, sobretudo, humanizado.

A mãe Evencia de Jesus Carvalho passou por um parto de alto risco na MNSL, ela aprova as novas instalações e conta que está recebendo todas as orientações e acompanhamento que ela e sua bebê necessitam no Banco Mary Sarney. “Aqui recebi todo o apoio, tanto da médica quanto do pessoal do manejo, pessoas maravilhosas, um atendimento excelente, comigo e com minha filha, e é de uma grande importância para as mães, uma realidade essencial, fundamental. A gente sai de uma Maternidade e cai num Banco de Leite desse, eu fico muito feliz. Quando eu tive meu primeiro filho fui assistida em um postinho, um atendimento básico, e agora aqui eu tenho tudo o que preciso, um ambiente tranquilo, calmo, estou amando isso aqui, só tenho a agradecer”, revelou.

Para a mãe de primeira viagem, Raiane Keli Freitas de Souza, as orientações são muito boas. “As orientações, as enfermeiras, tudo muito bom. É um incentivo a mais para não querermos tirar o peito do bebê. Foi ótimo inaugurar esse Banco de Leite, aqui é muito tranquilo e estou tendo um ótimo atendimento”, disse Raiane.

Já Manuela Miranda da Purificação destaca o acolhimento. “Estou achando muito bom, um acolhimento maravilhoso, os profissionais bem respeitosos, competentes e humanos. A parte técnica também é muito boa, nos orientam de uma forma bem simples, didática, com tranquilidade. É meu primeiro filho, meu primeiro dia aqui e estou gostando”, avaliou.

Segundo a gerente do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Magda Dória, a Rede Estadual de Bancos de Leite é formada pelo Marly Sarney, que é referência estadual; o Zoéd Bittencourt, localizado em Lagarto; o Irmã Pepel, em Itabaiana; o Posto de Coleta Santa Izabel e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é a mantenedora.

“A Lourdinha é a única Maternidade que atende alto risco no Estado e, hoje, temos 54 bebês que nasceram de forma prematura, com uma situação especial que recebem o leite materno pasteurizado. Além disso, a Rede de Bancos de Leite Nacional orienta que tenhamos também outro objetivo que é o de ajudar as mães com dificuldade na amamentação. Nossa demanda é de cerca de 10 mães que chegam aqui todos os dias com dificuldades no manejo, peito ferido, o bebê que não consegue mamar, peito muito cheio, e nós damos essa assistência”, comentou Magda.

Doação e orientação

Com a nova formatação a Unidade consegue pasteurizar 500 litros de leite por mês. “Apesar de a nossa doação estar baixa, o nosso estoque estar baixo, todas as crianças estão recebendo o leite humano pasteurizado, mas, além da demanda diária da Maternidade, precisamos ter um estoque. A criança que só recebe leite do peito, seja o pasteurizado ou da própria mãe, riquíssimo em anticorpos e nutrientes, têm um melhor desenvolvimento e sai mais rápido da UTI”, explicou a gerente.

A orientação para as mães que perceberem o peito muito cheio ou que tenham qualquer dificuldade com a amamentação, é entrar em contato com o Banco de Leite Humano Marly Sarney através do telefone (79) 3226-6301, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Não é necessário comparecer pessoalmente, a não ser em caso de urgência.

“Se o bebê está mamando e esta sobrando leite, se o peito está ficando cheio, basta ligar para a gente e vamos buscar a doação. Não há necessidade de ir até a unidade. A mãe pode ficar em casa tranquila com o seu bebê, liga e nós analisamos o perfil, se ela só tem leite para o bebê dela, a prioridade é o bebê, se tem leite sobrando, tem o perfil de doadora, então a gente fica radiante, alegre e vai até a casa dela com a equipe buscar, não precisa ter o trabalho de ir até o Banco. Nós temos muito interesse em ajudar. O leite que está sobrando precisa ser retirado senão vira um problema para a mãe e ela ainda salva outras vidas”, reforçou Magda.

Para a técnica de enfermagem, Maria de Fátima dos Santos Paixão, é gratificante trabalhar com as mães. “Com a reforma as cores deram mais vida ao ambiente, ficou mais amplo, melhor para acolhermos as mães que chegam, é muito bom para o nosso trabalho. Se nós estamos bem nós podemos transmitir isso para quem chega, ainda mais nesse momento. Elas chegam frágeis, com muitas dúvidas, e nós estamos aqui para acolhê-las com o maior amor que nós temos”, contou.

/ Notícias / saude

Mães aprovam novas instalações do Banco de Leite Humano Marly Sarney