Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022 às 11:15:00
Lacen realiza mutirão do Protege em Nossa Senhora da Glória

Dando continuidade ao calendário do projeto ‘Quem Ama PROTEGE’, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade gerida pela  Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realizou o mutirão para coleta de amostras do Programa de Proteção à Gestante (Protege) em Nossa Senhora da Glória.

A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou gestores, profissionais, além de diversas gestantes que compareceram a Clínica de Saúde da Família do Centro Maria da Conceição Silva.

“Esse trabalho é motivo de orgulho para toda gestão da Fundação Parreiras Horta pelo cuidado e atenção à gestante e do seu bebê”, destacou o diretor Geral Interino da Fundação Parreiras Horta, Guilherme Maia.

O Protege tem como objetivo diagnosticar, orientar e prevenir infecção materno fetal, com o auxílio de exames como, HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV e HBSAG, realizados do 1° ao 3° trimestre da gestação.

Na unidade de saúde, o superintendente do Lacen, farmacêutico bioquímico, Cliomar Alves dos Santos, destacou a importância do pré-natal e dos demais exames realizados no Laboratório Central através do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Protege reforça a necessidade do acompanhamento da gestação das futuras mães e o desenvolvimento da criança”, salientou o gestor.

Conforme  avaliação da biomédica Maria Rosa Melo Alves, responsável técnica pelo projeto, o mutirão teve uma boa adesão. “Recebemos muitas gestantes que preocupadas com seus bebês  fizeram o cadastro e em seguida, coletamos material para análises sorológicas no Lacen”, confirmou ao informar que o resultado é encaminhado via online para o município.

A ação reuniu ainda a gestoras municipais, Samara Aragão Andrade, secretária de Saúde; Stella Juliane Feitosa de Oliveira, coordenadora da Atenção Básica e Sara Shênia Sarmento, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

/ Notícias / saude

Lacen realiza mutirão do Protege em Nossa Senhora da Glória