Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 14:45:00
Lacen: Mutirões do Programa de Proteção à Gestante consolida adesão de gestantes ao pré-natal
No mês de maio, já foram realizados mais de 33 mil exames para diagnóstico e prevenção de infecções materno infantil

O Programa de Proteção à Gestante (Protege) do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) já realizou ao longo do mês de maio 33.984 exames para testes destinados ao diagnóstico e prevenção de infecções materno infantil.

Desse total, cerca de dois mil testes foram relativos ao projeto itinerante ‘Quem Ama Protege’, iniciado na primeira semana de maio em parceria com as Secretarias de Saúde de Nossa Senhora da Glória, Estância, Propriá e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) em Aracaju.

De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, o projeto desempenha um importante papel social. “Essa ação reforça para os gestores municipais a necessidade da manutenção do programa através do monitoramento da gestação para o cuidado e proteção das mulheres”, salientou o gestor.

Conforme a biomédica Maria Rosa Melo Alves, responsável pelo projeto ‘Quem Ama Protege’, após as coletas, as amostras são encaminhadas ao Laboratório de Sorologia, para processamento de testes que investigam doenças como, HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV e HBSAG.

“Os testes são realizados por metodologia de Elisa, e utiliza amostra em papel de filtro, por coleta digital da paciente”, explicou a biomédica.

Municípios

A secretária de Saúde de Nossa Senhora da Glória, Samara Aragão, elogiou o mutirão ao ressaltar que a ação teve como intuito sensibilizar as gestantes do município para a importância do pré-natal. “Com esses exames do ‘Protege’ é possível detectar se existe alguma patologia em tempo oportuno para tratamento da gestante e do bebê”, confirmou.

Para o coordenador do ciclos de vida da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) de Propriá, Douglas Vinícius, a realização da ação é importante para sensibilização das gestantes e dos profissionais da enfermagem. “Com esse mutirão estamos promovendo o fortalecimento do programa e a adesão das gestantes em todas as etapas do projeto realizado no 1° e 3° trimestre da gestação”, detalhou o coordenador.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 14:45:00