Quarta-Feira, 04 de Maio de 2022 às 15:45:00
Lacen inicia projeto Itinerante para exames de proteção à gestantes
Os laudos das análises são disponibilizados pelo Lacen online, em até sete dias

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), inicia nesta quarta-feira, 4, o calendário do projeto itinerante: Quem ama PROTEGE. A iniciativa consiste na coleta de material para análises e acompanhamento de mulheres gestantes em Sergipe.

A primeira ação do projeto será no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) em Aracaju, no horário das 7h30 às 13h. O processamento das amostras do programa de Proteção à Gestante é feito no laboratório de sorologia do Lacen e contempla seis tipos de exames, HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV e HBSAG. Esse trabalho tem como finalidade diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão materno-fetal de diversos tipos de doenças durante a gravidez.

O teste é feito através de gotas de sangue periférico colhidas na ponta do dedo em papel filtro. É um procedimento simples e rápido, sem necessidade de jejum, que utiliza metodologia precisa que pode rastrear a presença de vírus no sangue da gestante.

Como funciona
A adesão dos municípios ao Programa de Proteção a Gestante, contempla dois momentos da gestação da paciente. O primeiro trimestre, onde são realizados os exames de adesão e no último trimestre, os exames de conclusão. Os laudos das análises são disponibilizados pelo Lacen online, via sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) em até sete dias, contados a partir que as amostras chegam ao Lacen.

/ Notícias / saude

Lacen inicia projeto Itinerante para exames de proteção à gestantes