Terça-Feira, 07 de Junho de 2022 às 15:30:00
Huse promove curso de atendimento a queimados para profissionais da rede estadual de saúde
O evento foi aberto para os profissionais de todo o estado que compõem o tratamento de queimados desde o seu estágio inicial

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizou nesta terça-feira (7), no auditório do hospital, mais uma edição do curso anual de atualização ao atendimento do paciente queimado, com o propósito de qualificar os profissionais e otimizar o acolhimento do paciente queimado focando também na importância do primeiro atendimento. O evento foi direcionado para os profissionais que atuam no hospital, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospitais Regionais, estudantes e profissionais que atuam na saúde.

Com a chegada do mês de junho, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Huse inicia as preparações para os atendimentos de queimados. Com o tema “Atualização ao Atendimento do Paciente Queimado”, a programação seguiu durante todo o dia com pequenas palestras sobre queimaduras em geral, o papel de outras áreas no suporte aos pacientes queimados e os preparativos para o atendimento no período junino que espera, em média, um crescimento de 50%.

O evento relembrou os métodos de cuidados para os pacientes com queimaduras e também trouxe novos conhecimentos com a intenção de melhorar o suporte. Para o médico e coordenador da UTQ, Bruno Cintra, a prioridade é uniformizar o atendimento no estado. “O curso abrange desde o pré-hospitalar, com o corpo de bombeiros, SAMU, a UTQ, para atualizar e integralizar o estado a um modelo de atendimento”, afirma o coordenador.

A UTQ do Huse é a única referência do Estado para o atendimento de queimados. A unidade possui uma equipe multidisciplinar de profissionais e trabalha com toda a capacidade durante todo o ano. O critério para ser enviado à unidade é que, a queimadura para um paciente adulto, deve ter média acima de 15% no corpo e para crianças, acima de 10%, exceto em casos de queimaduras de terceiro grau. Por isso, as unidades básicas de saúde devem estar atentas às atualizações de atendimentos apresentadas no evento promovido pelo Huse.

O evento foi aberto para os profissionais de todo o estado de Sergipe que compõem o tratamento de queimados desde o seu estágio inicial. As atualizações são para todas as unidades de saúde da região de forma que o atendimento já consiga ser realizado no primeiro momento de assistência, com técnicas uniformizadas, gerando diminuição do fluxo de queimados que chegam até o Huse.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 07 de Junho de 2022 às 15:30:00