Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2007 às 07:40:00
Hemolacen precisa de doadores de sangue tipo RH negativo

A alta demanda de sangue do tipo RH negativo e o número reduzido de doadores preocupa a direção do Hemolacen. A reserva estratégica de sangue dos tipos A, B, AB e O negativo está baixa. Segundo o presidente do órgão, Roberto Gurgel, novas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população sobre a importância da doação devem ser retomadas. Além disso, o Hemolacen vai iniciar uma busca aos doadores negativos para que eles voltem a doar sangue.

"Nós estamos tomando algumas providências para melhorarmos o atendimento e as condições de doação. Vamos criar um setor de acolhimento para que o doador seja bem recepcionado, com redução do tempo de espera para fazer a doação", diz Gurgel. "Vamos, de forma institucional, estreitar o nosso relacionamento junto às comunidades. Para atrair novas doações, nós iremos às escolas, às empresas, ao comércio, para mostrar a importância e os benefícios da doação de sangue, para quem vai doar e para quem vai receber", afirmou o presidente do Hemolacen.

De acordo com o diretor de Atividades Hemoterápicas da unidade, Carlos Guimarães, é necessária a doação do sangue tipo RH negativo. "Se hoje houver uma necessidade, como um acidente em que haja pelo menos duas vítimas com RH negativo, o estoque do tipo 'O' negativo e dos grupos específicos será esgotado nesses pacientes", diz ele. "E como fornecemos sangue para todas as unidades hospitalares do Estado, públicas ou privadas, nós vamos correr o risco de estar desabastecidos e não poder socorrer quem precise", afirma Guimarães.

Doação

Para Roberto Gurgel, o medo, o preconceito e o desconhecimento contribuem para um número ainda pequeno de doadores. "A partir do momento que você vê que a doação está proporcionando vida à outra pessoa, o medo se dissipa e a possibilidade de doação aumenta. E é isso que a gente está querendo resgatar. É um projeto de resultado a longo prazo, porque você vai trabalhar a consciência das pessoas", afirma o diretor do Hemolacen.

Segundo Gurgel, é comum a redução do número de doações em períodos de festas, como o Carnaval, o que reduz, conseqüentemente, o estoque de sangue. "Daí a necessidade de se apelar à população para comparecer ao Hemolacen principalmente os doares do tipo RH negativo", ressaltou o diretor da unidade.

/ Notícias / saude

Hemolacen precisa de doadores de sangue tipo RH negativo