Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 às 15:00:00
Governo e UFS realizam testagem da Covid-19 no município de Telha

O município de Telha recebeu nesta sexta, 16, uma força-tarefa para a testagem da Covid-19, fruto da parceria entre Governo do Estado, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e municípios contemplados. A iniciativa tem o intuito de identificar novos infectados, bem como acompanhar a situação epidemiológica do município. Ao total 120 pessoas foram testadas com dois tipos de exames, o sorológico (teste rápido) e o RT-PCR.

A testagem sorológica tem como objetivo a detecção dos anticorpos que indicam se a pessoa teve contato com o vírus e já se recuperou (anticorpos tipo IgG) ou se está com a doença (anticorpos do tipo IgM). O RT-PCR, que também está sendo executado nas mesmas pessoas, irá identificar os tipos de variantes do coronavírus que estão em circulação no município.

Conforme o informe epidemiológico da última quinta-feira, 15, o município de Telha, durante todo o período da pandemia, registrou 274 casos da Covid-19 e seis óbitos. A secretária municipal de saúde de Telha, Fabiany Siqueira Silva, destaca que embora o município disponibilize a testagem, a parceria é muito importante por atrair a população tanto sintomática quanto assintomática.

“O nosso objetivo maior é testar a população para analisar o cenário, principalmente, das pessoas que não têm sintomas mas estão com a Covid-19. Então a parceria está sendo fundamental nisso”, disse a secretária de Saúde do município.

Telha é o quinto município a ser contemplado com a testagem nesta segunda fase da ação. As próximas testagem serão em São Domingos, no dia 17, São Miguel do Aleixo, no dia 18, no dia 19 Pedrinhas, no dia 23 em Feira Nova, no dia 24 Tomar do Geru, no dia 26 em Pedra Mole, no dia 29 em Monte Alegre, no dia 30 em Malhada dos Bois. Já no mês de maio, a ação continua no dia 04, em Ilha das Flores e dia 05 na Barra dos Coqueiros.

/ Notícias / saude

Governo e UFS realizam testagem da Covid-19 no município de Telha