Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021 às 17:00:00
Fundação Parreiras Horta recebe representantes do Ministério da Saúde
Na oportunidade, foram apresentados os serviços do Hemose, Lacen e SVO

A diretoria executiva da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) recepcionou durante esta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, o diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (DAEVS) do Ministério da Saúde (MS) Breno Leite Soares, que realizou visitas as instalações do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen) e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Durante o primeiro dia da visita, Breno Soares que estava acompanhado da coordenadora da Coordenação Geral de Laboratórios (CGLAB), Carla Freitas e o superintendente da Regional do Ministério da Saúde em Sergipe, Thiago Rangel, participou da apresentação dos serviços prestados pelas unidades.

Na ocasião, a diretora Geral da FSPH, Luciana Déda, junto com os diretores Guilherme Maia, Administrativo Financeiro Thiago Doria, Operacional, agradeceu a parceria do Ministério da Saúde, em especial com a logística de insumos, equipamentos para o processamento de amostras e diagnóstico da Covid-19, no Lacen.

“Com a pandemia o Brasil vive um momento ímpar e em Sergipe não é diferente. Todos os serviços gerenciados pela Fundação passaram por muitas adaptações para dá celeridade aos testes RT-PCR para o diagnóstico do Coronavirus, a manutenção do atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar, além do monitoramento da evolução da circulação da Covid-19, nos óbitos suspeitos com o vírus, que foram submetidos a investigação”, destacou Luciana Déda.

Os gestores do Hemose, Erivalda Barreto, do Lacen, Cliomar Alves e do SVO, Patrícia Ribeiro falaram sobre os serviços ofertados a população sergipana. Outro momento importante foi a visita, as áreas técnicas de cada unidade, ocasião em que os gerentes falaram sobre cada laboratório.

No Hemocentro de Sergipe, o diretor de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, Breno Soares, conheceu todo o ciclo do sangue recepção, cadastro, captação, coleta, sorologia, imuno-hematologia do receptor e doador, sorologia, produção e dispensação do sangue e demais hemocomponentes, finalizando na Hemorrede.

“Embora o diretor não esteja ligado ao ciclo do sangue ele fez questão de conhecer o hemocentro, apresentamos o percurso do ciclo do sangue, ele ficou encantado com o trabalho que todos os profissionais desenvolvem em seus laboratórios. Essa foi uma visita importante onde pudemos fortalecer laços para futuras parcerias envolvendo o Hemose”, salientou a gestora da unidade, Erivalda Barreto.

No laboratório Central, os gestores falaram sobre os diagnósticos laboratoriais de média e alta complexidade para diagnósticos de agravos em saúde pública como, Dengue, Chikungunya, Zika Virus, Hanseníase, Tuberculose, Hepatites virais, Hiv, Covid-19, além dos programas do Governo federal, a exemplo do Programa de Proteção a gestante (Protege) e o Vigiágua, dentre outras analises.

“Temos um trabalho de parcerias com a CGLAB e o Ministério, que nessa pandemia foi fundamental para viabilizar insumos, equipamentos para os testes RT-PCR da Covid-19. Essa é uma visita de grande importância e responsabilidade porque eles puderam conhecer nossas estruturas e podem nos apoiar com suporte técnico e financeiro para implementação de  projetos de melhorias para todo o laboratório”, frisou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

Retrovigilância

A última visita realizada ao Serviço de Verificação de Óbitos, os gestores trataram da importância estratégica do órgão. “Em dezoito meses foi realizado um serviço de suma importância para a retrovigilância Estadual no monitoramento da evolução da circulação viral da Covid-19, obtendo no momento anterior do pico da doença índice de 99% de acerto no diagnóstico de óbitos suspeitos que foram submetidos a investigação”, relatou a gestora da unidade Patrícia Ribeiro.

/ Notícias / saude

Fundação Parreiras Horta recebe representantes do Ministério da Saúde