Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2007 às 07:00:00
Festa de Carnaval vai animar pacientes da Oncologia e da Pediatria do Hospital Geral

Elevar a auto-estima, incluir socialmente e contribuir no tratamento e recuperação das crianças portadoras de câncer. É com estes objetivos que a coordenação geral do Centro de Oncologia do Hospital Geral João Alves Filho (HGJAF) vai realizar nesta quinta-feira, 15, mais uma festa de Carnaval com os pacientes do setor. O evento acontecerá simultaneamente à festa dos pacientes infantis aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo Ruth Silva, gerente do Centro de Oncologia, a programação será iniciada às 8h, com a celebração de uma Missa em Ação de Graças. Às 9h30min acontecerá a festa de aniversário, seguida de um lanche coletivo e do grito de Carnaval. Além das crianças, mães com câncer de mama e outros pacientes do Centro também participarão da festa, realizada há seis anos no Hospital Geral.

Carnaval da Pediatria

Também nesta quinta-feira, a partir das 9h, vai acontecer a festa de Carnaval das crianças internadas no HGJAF com a participação de pacientes e familiares, além de médicos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional e recreadores. O baile será organizado pela Equipe Multidisciplinar da Pediatria, sob a coordenação da médica Edda Teixeira, gerente da Ala 600 e Internamentos Pediátricos, e da assistente social Goreti Figueiredo.

Criado em 1996, o Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Cruz Leite possui hoje 49 leitos, sendo 21 destinados ao atendimento de crianças e 28 para pacientes adultos. A unidade trabalha nos mesmos moldes dos principais centros de oncologia do Brasil, realizando diagnóstico, tratamento cirúrgico e quimioterápico de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o último balanço de atividades do setor, somente no ano passado foram realizadas no Centro de Oncologia do Hospital Geral mais de 33 mil consultas médicas, 14.280 quimioterapias e incorporados 2.181 novos pacientes. Já a Ala 600, de internamentos pediátricos, atende uma média de 50 crianças de 0 a 14 anos, geralmente vítimas de traumas, infecções respiratórias e gastrointestinais.

/ Notícias / saude

Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2007 às 07:00:00