Sábado, 10 de Março de 2007 às 02:00:00
Estado prepara equipes para formular política de Saúde da Família em Sergipe
Durante o encontro, os participantes discutiram conceitos de saúde coletiva, o instrumento de diagnóstico que será aplicado e a postura que deverá ser adotada pelos entrevistadores durante o processo de análise.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã deste sábado, 10, os 48 gerentes das unidades de saúde de Aracaju para debater a ação conjunta de diagnóstico da situação das unidades municipais de saúde de todas as cidades sergipanas. Durante o encontro, realizado pela Coordenadoria de Atenção Básica da SES no auditório da própria Secretaria, os participantes discutiram conceitos de saúde coletiva, o instrumento de diagnóstico que será aplicado e a postura que deverá ser adotada pelos entrevistadores durante o processo de análise.

"Precisamos valorizar a política de Saúde da Família, ter clareza e olhar crítico sobre ela, para poder garantir à população do interior um padrão mínimo de qualidade no atendimento. Vamos trabalhar para subsidiar o Estado e fazer com que ele assuma de fato seu papel de fomentador da política de atenção às famílias", explicou a coordenadora de Atenção Básica da SES, Ana Débora Santana.

Metodologia

As visitas ao interior acontecerão sempre aos sábados, a partir do dia 17 de março, quando a equipe conhecerá a realidade da micro-região de saúde de Propriá, que inclui municípios como Brejo Grande, Neópolis e Canhoba. Cada grupo irá a uma cidade e o diagnóstico de cada unidade será feito em dupla.

No final da tarde das quartas-feiras seguintes às visitas, os grupos apresentarão à SES a síntese do que foi encontrado em cada município e a Secretaria condensará os relatórios num parecer geral da micro-região. A programação inclui ainda visitas da equipe às micro-regiões de saúde de Glória, Itabaiana e Lagarto. As micro-regiões de Nossa Senhora do Socorro, Estância e Aracaju também serão avaliadas.

Construção conjunta

"Eu me sinto privilegiada por poder participar de um momento tão importante na definição da política do Estado. Vamos aos municípios para ajudar a construir uma realidade melhor", disse Nancy Batista, gerente da unidade de saúde Ávila Nabuco, no conjunto Médici, em Aracaju.

Para José Castilho, gerente da unidade Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio, o trabalho de diagnóstico vai romper com antigos paradigmas e ajudar a conhecer a importância real que a Atenção Básica tem para o Estado.

Fotos: Márcio Garcez/Saúde

"As medidas vão permitir que a comunidade do interior usufrua dos benefícios que Aracaju já dispõe. Vamos fortalecer o laço entre as equipes de saúde municipais e as famílias, capacitando as pessoas para entender o paciente em seu contexto integral", afirmou.

Leia também

- Estado quer apoio dos gerentes saúde de Aracaju para desenvolver Atenção Básica no interior

/ Notícias / saude

Estado prepara equipes para formular política de Saúde da Família em Sergipe