Quinta-Feira, 05 de Maio de 2022 às 11:00:00
Comissão de Saúde da OAB/SE destaca serviço humanizado na Oncologia do HUSE
Os advogados verificaram as instalações e serviços do setor, como radioterapia, quimioterapia, serviço ambulatorial, além da oncologia pediátrica

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) recebeu membros da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB Sergipe. Na ocasião, a Comissão destacou a prestação do serviço humanizado no tratamento aos pacientes oncológicos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Durante a visita, os advogados verificaram as instalações e serviços do setor, como radioterapia, quimioterapia, serviço ambulatorial, oncologia pediátrica e o funcionamento da cirurgia de cabeça e pescoço que ganhou reforço na escala e ampliação de novas salas cirúrgicas, além da ampliação da reserva de leitos de UTIs para o pós cirúrgico. Eles também conheceram o desenho da rede e a programação das sessões de radioterapia em que o usuário inicia em até 15 dias o seu tratamento na Rede Estadual de Saúde.

Na oncologia pediátrica, a equipe conheceu as instalações, reforma da Ala P e as ações de humanização desenvolvidas durante o tratamento com o acolhimento do paciente e sua família, fazendo do ambiente hospitalar o mais próximo do ambiente familiar.

Segundo a superintendente do Huse, Adriana Meneses, o hospital trabalha com muita transparência e o olhar da gestão está alinhado com o pensamento e defesa dos membros da OAB. “Assumimos esse compromisso de prestar o atendimento com qualidade e humanização. O Huse tem evoluído muito neste aspecto, ficamos felizes com essa visita e a preocupação da comissão é a mesma da nossa equipe, eles também tiveram a oportunidade de conhecer a radioterapia que hoje conta com a fila zerada, além da fila zero da quimioterapia. Agradeço às equipes por prestar um serviço de qualidade e imprimir amor e cuidado ao paciente”, reforçou.

A presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB, Carolina Teixeira, avaliou como positiva a inspeção. “O objetivo sem dúvidas foi atingido. Nós vimos aqui um serviço muito organizado, um serviço que está funcionando efetivamente. Tivemos acesso às informações internas com relação à realização ao início do tratamento de quimioterapia e a radioterapia que está se dando em menos de quinze dias. Então, a comissão identificou que de fato a legislação está sendo cumprida no aspecto do acesso do usuário SUS ao tratamento oncológico. A Comissão de Direito Médico e Saúde sai dessa visita constatando a humanização do serviço oncológico, o serviço está se dando de maneira resolutiva”, disse.

/ Notícias / saude

Comissão de Saúde da OAB/SE destaca serviço humanizado na Oncologia do HUSE