Segunda-Feira, 25 de Outubro de 2021 às 15:45:00
Assistência preventiva da odontologia minimiza impactos do tratamento ao paciente oncológico do Huse
Entre janeiro e setembro deste ano, quase 4 mil pacientes foram atendidos

A preocupação com a saúde bucal tem feito o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), investir na qualidade de vida e bem-estar de pacientes oncológicos que são tratados no Ambulatório de Odontologia do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e que este ano (de janeiro a setembro), registrou quase 4 mil pacientes em suas estatísticas, entre 1.642 atendimentos, 1.124 consultas e 1.210 procedimentos. Isto porque, os cuidados preventivos com esses pacientes precisam ser redobrados, devido aos sintomas da doença e do tratamento de quimioterapia e radioterapia ao qual são submetidos.

Por conta disso, a referência técnica da Odontologia na área de Oncologia do Huse, Elaci Cardoso, aproveita o Dia do Dentista para homenagear o profissional que cuida da saúde oral, transformando sorrisos, devolvendo a autoestima e melhorando a qualidade de vida e saúde dos pacientes. Além de atuar de forma preventiva, através de um acompanhamento e orientação de higiene oral, eliminando focos de infecção que podem interferir no tratamento proposto ao paciente.

“Ressalto a importância da Odontologia na equipe multiprofissional, principalmente em pacientes hospitalizados, oncológicos e naqueles comprometidos sistematicamente. Na Oncologia do Huse, temos contribuído de forma importante durante o tratamento oncológico, com o preparo da boca antes do início da quimioterapia e radioterapia, bem como durante o tratamento com as consultas periódicas quando podemos tratar das complicações e doenças oportunistas, além de dar assistência aos pacientes internados que desenvolvem a mucosite durante a radioterapia ou quimioterapia”, explicou Elaci Cardoso.

Ela ressalta, também, que o dentista não trata apenas dos dentes. “Vale frisar a importância de cuidar também dos pacientes desdentados, pois os mesmos necessitam de visitas periódicas ao consultório odontológico. O cuidado com a boca é muito importante para manter a saúde, por isso valorize e consulte, periodicamente, o seu dentista”, frisou a Referência Técnica da Oncologia do Huse.

O Ambulatório de Odontologia da Oncologia do Huse realiza também, restaurações, exodontias, profilaxias, raspagens, aplicação tópica de flúor, laserterapia, biópsia e procedimentos básicos em apoio aos oncologistas. Para prevenir o câncer de boca, hábitos saudáveis são fundamentais como, por exemplo, deixar de fumar, cuidar da saúde da boca, frequentar periodicamente o dentista. Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca, bochecha, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.

Cícero Bezerra dos Santos, 55 anos, é paciente do Ambulatório de Odontologia da Oncologia do Huse. Ele vai iniciar o tratamento de radioterapia, depois de descobrir um tumor no pescoço e ser diagnosticado com um câncer. Há oito meses entre consultas e procedimentos, ele destaca os benefícios do tratamento. “Eu precisei perder todos os meus dentes para perceber a importância de cuidar bem da saúde da boca. Agora só escovo a língua para não acumular bactérias e eu seguir com o tratamento sem nenhum prejuízo. Aqui estou sendo muito bem tratado e a dentista tem muito cuidado com a gente. Só tenho que agradecer”, finalizou.

/ Notícias / saude

Entre janeiro e setembro deste ano, quase 4 mil pacientes foram atendidos