Segunda-Feira, 07 de Novembro de 2022 às 16:00:00
Ação de prevenção da SES disponibiliza mais de 14 mil preservativos no Pré-Caju
O Bloco da Prevenção cumpriu a sua função de levar educação sanitária para a avenida, que reuniu uma multidão de foliões durante o evento

O Bloco da Prevenção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu o desfile do sábado de Pré-Caju e percorreu o corredor da folia falando sobre o cuidado às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e sobre a prevenção combinada contra o HIV, nas formas de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) e, para fortalecer nas pessoas o zelo pela saúde, o bloco disponibilizou 14.500 preservativos.

Na avaliação do Referência Técnica em IST, Almir Santana, o Bloco da Prevenção cumpriu a sua função de levar educação sanitária para a avenida, que reuniu uma multidão de foliões durante o evento. “Este ano, estruturamos um bloco de trabalho, formado por um grupo pequeno, mas aguerrido. Foi uma experiência muito interessante e diferente das edições anteriores, porque desta vez pudemos nos dedicar a dialogar com as pessoas sobre as infecções sexualmente transmissíveis”, disse.

Ao longo do corredor, Almir Santana e os demais membros do grupo puderam vivenciar experiências emocionantes, já que receberam muitos agradecimentos do público pelo trabalho desenvolvido. Mas, um deles foi especial e tocou profundamente Almir Santana. “Teve um momento que me emocionei muito, que foi quando um garoto de uns oito anos de idade pediu ao pai para me conhecer. Ele disse que o seu sonho era me conhecer”, contou Almir Santana

O médico sanitarista que dedicou a maior parte de sua vida a lutar contra a Aids em Sergipe e contra o preconceito que cerca a infecção também é grato pelo apoio que recebe permanentemente da imprensa sergipana. Agradece também ao criador do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, que o incentivou a voltar a participar do Pré-Caju, aos voluntários da Casa de Apoio Bom Samaritano, e a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), graças à qual pode contar com o apoio dos estudantes de enfermagem do Hospital Universitário de Aracaju.

/ Notícias / saude

Ação de prevenção da SES disponibiliza mais de 14 mil preservativos no Pré-Caju