Terça-Feira, 26 de Maio de 2020 às 16:15:00
‘Trânsito como uma questão de saúde pública em tempos de isolamento social’ é tema de live entre Secretaria Estadual de Saúde e SMTT

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou  nesta terça- feira, 26,  com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), uma live no Instagram com o tema ‘Trânsito como uma questão de saúde pública em tempos de isolamento social’. A transmissão fez alusão ao Maio Amarelo e o intuito é conscientizar as pessoas em relação aos cuidados que devem ser tomados no trânsito, visando prevenir um crescimento no número de mortos e feridos.

Durante a trasmissão, a referência técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da SES, Karla Anacleto, e o agente de trânsito da Coordenadoria de Educação para o trânsito da SMTT, Diego Soares, interagiram com o público e apresentaram medidas a serem tomadas pelos condutores que podem promover a segurança de todos no trânsito, principalmente no atual momento de pandemia, em que a atenção também deve estar voltada para o maior número de ambulâncias e motolâncias que estão circulando pelas ruas.

A referência técnica  Karla Anacleto destaca a importância da transmissão ao vivo. “Tivemos o objetivo de alertar a população que os acidentes de trânsito acontecem mesmo durante a pandemia. Além disso, visamos sensibilizar as pessoas a respeito do alto índice de acidentes e mortes no trânsito. As normas precisam continuar sendo respeitadas, mesmo com a redução da frota de veículos. As pessoas devem continuar respeitando os sinais de trânsito, o limite de velocidade, abrir passagem para ambulâncias e motolâncias, para que não haja mortes, sequelas e superlotação dos leitos dos hospitais”, disse Karla Anacleto.

Diante do período de pandemia, por conta do isolamento social, onde as pessoas estudam e trabalham de casa, houve uma redução na circulação de veículos nas ruas, flexibilizando e otimizando o trânsito, e reduzindo em mais de 50% o número de mortes por acidentes de trânsito, quando comparado esse mesmo período de pandemia com o ano de 2019. No entanto, em breve, com o fim da pandemia e o retorno das atividades, o trânsito tende a voltar a ter o sua movimentação intensa e constante. Pensando nisso, o agente de trânsito, Diego Soares, destaca algumas medidas que já podem ser tomadas com o intuito de otimizar essa circulação de veículos.

“Como medidas a serem adotadas ressalto a importância dos colegas das SMTT dos interiores e outras localidades utilizarem essa parceria importante entre saúde, educação e trânsito para disseminar informações. Aproveitem a oportunidade que a saúde oferece para sensibilizar mais pessoas e utilizem os meios sociais que a educação está disponibilizando para dar aulas, e passem uma mensagem de conscientização sobre o trânsito. Para que assim, quando os veículos voltarem ao seu fluxo intenso para as vias, haja um uso racional da mobilidade e do espaço público” ressaltou Diego Soares.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 26 de Maio de 2020 às 16:15:00