Sábado, 05 de Novembro de 2022 às 19:45:00
8° Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde é encerrado em Sergipe

O Oitavo Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado no Centro de Convenções de Sergipe desde a ultima quinta-feira, 03, foi encerrado na manhã deste sábado (5), com aprovação dos congressistas e avaliação positiva do presidente do evento e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems), Enock Ribeiro, bem como da secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Foram 3.632 participantes de várias partes do Brasil e adesão expressiva dos municípios sergipanos. Um espaço de discussão e troca de experiências no campo da saúde, o congresso trouxe temáticas de interesse público, dos gestores e trabalhadores da área, a exemplo do fortalecimento da Atenção Primária, Vigilância em Saúde, ImunizaSus, Financiamento e Regionalização. “Acredito que um dos fatores que motivaram essa forte adesão dos Estados e municipios foi exatamente os temas que trouxemos para o debate”, opinou Enock Ribeiro.

Na avaliação de Mércia Feitosa, o congresso atendeu às expectativas em números de participantes, mas também pelo engajamento dos congressistas nas discussões dos temas que, segundo ela, são tão importantes para o fortalecimento do SUS. “A devolutiva dos congressistas durante todos esses dias foi uma prova do sucesso do evento e vai fortalecer a saúde pública em Sergipe, porque todos saem reflexivos, com conhecimento de outros processos que acontecem fora daqui e que já dão respostas e apresentam êxito”, ressaltou.

A secretária Mercia Feitosa observou que para as ações em saúde algumas respostas vêm a longo prazo e outras em curto tempo, a exemplo da campanha Vacina Mais Sergipe. “Foi uma ação estratégica, proposta à população para melhorar as coberturas vacinas, que deu muito certo. Acredito que iremos finalizar o ano em situação melhor do que iniciamos 2022, alcançando a meta dos 95%”, conclui Feitosa.

/ Notícias / saude

Sábado, 05 de Novembro de 2022 às 19:45:00