Sexta-Feira, 24 de Março de 2023 às 17:00:00
Palestras, minicursos e premiação marcam semana de atividades do XV Encontro Estadual de Recursos Hídricos de Sergipe
Evento reuniu mais de 300 participantes e divulgou abertura de inscrições para o XXV SBRH, que Aracaju sedia em novembro

Um dos mais consolidados eventos do segmento hídrico no Brasil, o XV Encontro Estadual de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse), chegou ao fim nesta sexta-feira, 24, após uma extensa agenda de atividades, contando com palestras magnas, minicursos, apresentação de trabalhos e premiação. Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), com a colaboração de diversos parceiros, a iniciativa tem os objetivos de divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.

Ao longo dos cinco dias de evento, mais de 300 participantes estiveram envolvidos nas discussões em torno da gestão da água. O diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ailton Rocha, fez um balanço das atividades e destacou a importância do evento não somente para o meio acadêmico, mas também para a sociedade civil.

“Na segunda-feira, tivemos a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e do Fórum Sergipano de Bacias Hidrográficas; na terça, quarta e quinta, foram ministradas seis palestras magnas, com a apresentação de 50 trabalhos, dos quais os três melhores foram premiados; e na sexta, contamos com quatro minicursos, três presenciais e um remoto, com um tema bastante sugestivo escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, disse o gestor.

O público presente pôde acompanhar palestras magnas sobre os temas Meio Ambiente e Usos Múltiplos da Água; O uso da água subterrânea; Qualidade de Água e sua influência na sanidade camarões marinho; Uso da água em Perímetros Irrigados de Sergipe; Água e Capacidade Adaptativa; Mapeamento Ambiental Participativo como Subsídio à Governança. Além dos minicursos: Qualidade da Água e seu impacto em Sistemas de Irrigação; Gestão da Água e Gestão de Conflitos; Sistema de Suporte à Decisão; e Introdução ao Google Earth Engine.

Participando do minicurso Gestão de Água e Gestão de Conflitos, a professora Juliana Schober Gonçalves de Lima, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Sergipe (UFS), destacou a contribuição do Enrehse para o desenvolvimento acadêmico dos seus alunos, que também compareceram ao evento na manhã da sexta-feira.

“Convidei meus alunos e fiz questão de que eles participassem desse minicurso porque é de extrema importância para quem trabalha com recursos hídricos. Todos aqui estão aprendendo muito. Essas questões são fundamentais para os profissionais que lidam com esse uso da água”, declarou ela.

SBRH abre inscrições

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), Cristóvão Fernandes, participou do Enrehse e aproveitou a oportunidade para divulgar as inscrições, já abertas, do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que vai acontecer entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. Com o tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”, o Simpósio abrangerá a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade. O evento é uma realização da ABRHidro com o apoio do Governo de Sergipe.

“O mundo inteiro está estudando e se preocupando com a água. Então isso é um detalhe importante, um tema institucional, estratégico e de Estado. Dentro desse contexto, a sociedade brasileira construiu ciência técnica e gestores que se dedicam profissionalmente à água. E Aracaju foi escolhida para ser a capital mundial da água. O Brasil inteiro vai vir para a capital do estado discutir o tema da água nas suas diversas dimensões, criando uma atmosfera para o debate inclusivo, democrático, transformador, político e institucional”, concluiu Fernandes.

Mais informações sobre o Simpósio  inscrições podem ser feiras no site do evento: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvsbrh/inscricoes/

/ Notícias / meio-ambiente

Sexta-Feira, 24 de Março de 2023 às 17:00:00