Quinta-Feira, 04 de Julho de 2019 às 14:45:00
Vistoria atesta bom funcionamento do serviço ofertado no Restaurante Padre Pedro

Nesta quinta-feira (04), uma equipe formada pelo Ministério Público Estadual (MPE), Vigilância Sanitária e Defesa Civil Municipal, estiveram no  Restaurante Popular Padre Pedro, espaço mantido pela Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seit) na Av. Doutor Carlos Firpo, destinado à oferta de refeições para a população por apenas R$ 1,00, onde fizeram a vistoria no horário do almoço.

De acordo com a promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Euza Missano, o MPE decidiu realizar a vistoria de maneira preventiva e com o objetivo de colaborar com a promoção de melhorias no local.

"Temos recebido valores de dano social, uma espécie de multa aplicada a empresas por desrespeito ao consumidor, e temos feito a reversão para contribuir com serviços prestados à população. Confesso que vim achando que encontraria uma coisa, e encontrei outra. Fiquei encantada com o serviço do Restaurante Padre Pedro. É um trabalho muito bem elaborado e a equipe está de parabéns. Vamos receber os indicativos de melhorias da Vigilância Sanitária e a Defesa Civil, para ver se através da reversão desses valores, o Ministério Público pode contribuir com a melhoria do ambiente que recebe a população”, afirmou a promotora Euza Missano.

Após uma vistoria minuciosa nas instalações da cozinha, depósito, e da área de descartes do restaurante, o fiscal da Vigilância Sanitária, Carlos Alberto Santos, constatou a realização de melhorias desde a última inspeção. “Isso aqui está um brinco. Melhorou 90%. Precisa só fazer pequenas adequações, como colocar um suporte de sabonete para higienização das mãos, uma lixeira, o descarte de alguns materiais em desuso e fazer o telamento. Está bom, numa avaliação geral”, afirmou o fiscal.

“Foram identificadas pequenas inadequações, que não fogem ao controle. Nada que comprometa a higiene dos alimentos. Coisas simples demais que se resolve facilmente”, completou Suely Santana Costa, também fiscal da Vigilância Sanitária.

Segundo o Major e coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Prado, do ponto de vista da segurança das instalações, não se observou nenhum problema estrutural que implique risco para a população. “Só o fato de termos atravessado um período de chuvas intensas e não termos nenhuma goteira, já é sinal de que o telhado está em bom estado. Identificamos apenas pequenas infiltrações e vamos indicar umas melhorias em relação ao desplacamento de algumas áreas”, explicou.

Durante a visita, um usuário se aproximou da equipe. Wellington Conceição da Silva, de 23 anos, contou que trabalha lavando retrovisores de carros e faz as refeições no Padre Pedro há muito tempo. “Eu tenho 17 anos de rua e como aqui desde pequeno, gosto bastante da comida. Émuito boa! O atendimento é excelente, e se não fosse o Padre Pedro eu passaria fome", relatou o trabalhador.

A inspeção ainda teve as presenças da coordenadora de segurança alimentar, Tatiana Canuto; da responsável técnica do Padre Pedro, Talita Lima; da diretora de Assistência Social da Seit, Inácia Brito.

Segundo Inácia, a colaboração do Ministério Público será muito bem aceita. "Ficamos felizes em saber que o MPE está buscando se somar ao Governo do Estado, na promoção de melhorias no espaço. Agradecemos à promotora Euza Missano, a quem vamos repassar algumas de nossas necessidades. Os nossos usuários agradecem”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

Quinta-Feira, 04 de Julho de 2019 às 14:45:00