Sábado, 03 de Julho de 2021 às 08:30:00
Solidarize-SE realiza a entrega de mais 150 cestas básicas
Associação de Defesa do Homossexual do Estado de Sergipe (Adhones), comunidades de marisqueiras dos povoados Zenza e Comunidade do Duro, em Aracaju, além da Associação de Moradores, Pescadores e Agricultores do povoado Tibúrcio, no município de Propriá foram beneficiadas

A campanha Solidarize-SE continua levando alimentos às pessoas que mais precisam. Só na última quinta, 01 e nesta sexta-feira, 02, foram distribuídas 150 cestas básicas à Associação de Defesa do Homossexual do Estado de Sergipe (Adhones), às comunidades de marisqueiras dos povoados Zenza e Comunidade do Duro, em Aracaju, além da Associação de Moradores, Pescadores e Agricultores do povoado Tibúrcio, no município de Propriá.

De acordo com a vice-governadora Eliane Aquino, a pandemia e a desigualdade social provocaram níveis de vulnerabilidade mais severos em algumas camadas da sociedade e a campanha Solidarize-SE foi pensada exatamente para auxiliar às famílias neste momento crítico. “Desde os primeiros meses da pandemia, em 2020, nós percebemos que os abismos sociais se aprofundavam e que infelizmente algumas pessoas não estavam tendo suas necessidades básicas supridas. Por esse motivo, sentamos com diversos setores da sociedade para dialogar sobre a criação de uma campanha que tivesse um caráter de força tarefa. Solidário como o povo sergipano é, conseguimos o apoio de diversas entidades, além da população em geral, o que tornou possível a realização da campanha”.

A Campanha Solidarize-SE é encabeçada pelo Governo de Sergipe em parceria com a iniciativa privada, sociedade civil e entidades do terceiro setor. Até agora, somente nesta terceira etapa,  foram entregues à população sergipana cerca de 4500 cestas de alimentos.

“Receber essas 50 cestas da Campanha, destinadas a população LGBTQIA+ , é de grande importância. Devido à pandemia muitos perderam seus empregos e estão passando por dificuldades. Vamos destinar para quem está mais necessitado nesse momento, através do nosso acompanhamento aqui da Adhones. É muito importante sermos lembrados nesse momento tão difícil”, agradeceu Natanael Almeida,  representante da Defesa do Homossexual do Estado de Sergipe (Adhones).

Para a referência técnica LGBTQIA+ da Diretoria de Direitos Humanos da Seias, Adriana Lohanna, essa foi mais uma entrega bastante representativa, pois possibilita que, a partir do mapeamento das entidades, as cestas básicas sejam direcionadas a quem está em maior situação de vulnerabilidade. “São essas entidades que estão na ponta com essa população no dia-a-dia e que podem, de forma mais prioritária, levar os alimentos a quem mais precisa neste momento”, pontuou.

Já em Estância, a marisqueira Ana Maria explicou com a disseminação do novo coronavírus impactou a realidade das famílias do povoado Tibúrcio. “Nós temos passado muitas dificuldades agora na pandemia. Muitas de nós não temos outras pessoas trabalhando na família e ainda temos nossos filhos pequenos, então, mesmo com a Covid-19, precisávamos nos expor em busca de alimento. Desde o episódio de derramamento do óleo nós estamos passando por dificuldades”, explicou.

Outra comunidade de mulheres marisqueiras que foi beneficiada, é o grupo de mulheres do povoado Zenza. Joseilde Borges é representante da Comunidade de Marisqueiras do Povoado Zenza, em Aracaju. Para ela, a chegada das cestas da Solidarize-SE são motivo de muita alegria. “Chegou em boa hora, porque a pandemia foi difícil para todos, mas algumas pessoas estão enfrentando ainda mais provações.  Nós vamos distribuir essas cestas para as famílias aqui da nossa comunidade e com certeza será de uma ajuda muito grande”, finalizou.

Em sua terceira etapa, a campanha conta com o engajamento coletivo do Fórum Empresarial de Sergipe, Associação Sergipana de Supermercados (Ases), Sindicato Atacadista e Distribuidor de Sergipe (Sincadise), Sindicato do Comércio Varejista (Sincovese), Grupo Maratá, Grupo FaSouto, Central Única das Favelas (Cufa Sergipe), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ministério Público Estadual (MP/SE), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Sergipe, Serviço Social do Comércio (SESC), TV Atalaia e TV Sergipe.

/ Notícias / inclusao-social

Solidarize-SE realiza a entrega de mais 150 cestas básicas