Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2021 às 17:30:00
Socioeducandos entre 12 e 17 anos recebem 1ª dose da vacina contra a Covid-19 na Usip
Parceria entre a Fundação Renascer e a Secretaria de Saúde de Aracaju garantiu a aplicação da Pfizer em 25 adolescentes

Nesta quarta-feira (08), os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos acolhidos na Unidade de Internação Provisória (Usip), administrada pela Fundação Renascer, receberam a primeira dose da Pfizer contra a Covid-19. O imunizante foi ministrado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju em 25 socioeducandos. Na próxima quarta-feira (15), serão vacinados os adolescentes desta mesma faixa etária, que cumprem medidas da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), em Nossa Senhora do Socorro. Os adolescentes com idade igual ou superior a 18 anos de todas as unidades socioeducativas já foram imunizados.

De acordo com a coordenação de Saúde da Fundação Renascer, esta foi a primeira dose destinada ao grupo de adolescentes admitidos depois do dia 15 de agosto. “É o terceiro ciclo de vacinação no Complexo. Já encerramos o segundo ciclo com duas doses e agora foi a vez dessa faixa etária na Usip, que é um serviço de internação provisória, então tem maior rotatividade de adolescentes. As demais unidades da sede [Case 1 e Unifem], também já vão entrar na programação. Da mesma forma, em relação ao Case 2, a gente faz o levantamento e envia para o município agendar as datas para vacinação”, explica Eleonora Bastos, enfermeira da Fundação.

O adolescente A.N., de 17 anos, foi um dos socioeducandos imunizados nesta quarta-feira. Para ele, receber a vacina é coisa muito boa. “Estar vacinado, saber que estarei protegido e protegendo meus colegas, é muito importante”, afirmou. O jovem L.V., de 16 anos, também avaliou positivamente a ação de imunização. “Foi muito bom. Acho importante esse cuidado, para não pegarmos a doença”, comentou o adolescente.

Segundo Joíra Rolemberg, coordenadora geral de Saúde da Fundação Renascer, é mantido o diálogo permanente com as Secretarias de Saúde dos dois municípios que abrigam unidades socioeducativas geridas pela Fundação. “Temos uma articulação permanente com as SMS de Aracaju e Socorro. Periodicamente, nós encaminhamos a lista de adolescentes recém-admitidos no sistema, para que seja iniciado o calendário de todas as vacinas para eles, além do imunizante contra a Covid-19”, revela Joíra.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2021 às 17:30:00