Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019 às 14:45:00
Seit capacita técnicos municipais sobre o Prontuário Eletrônico do Sistema Único de Assistência Social

Na manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) reuniu técnicos de 10 municípios na Uninassau, para a realização de oficina sobre o prontuário de informações sobre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) do Sistema Único de Assistência Social. A capacitação foi direcionada aos municípios de Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância, Japaratuba, Porto da Folha e Itaporanga.

Para a diretora de Assistência Social da Seit, Inácia Brito, a adoção de um prontuário padrão proporciona uma transformação no vínculo da equipe com o usuário. “O prontuário não é um registro imediato e estático, ele consolida o momento de inserção do usuário nos serviços ofertados pela política de Assistência Social. Sergipe tem um índice baixíssimo de cadastro em prontuário eletrônico, então não temos como fugir de capacitar as equipes”, pontuou.

De acordo com a técnica de referência do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) da Seit, Karen Santana, a oficina foi ofertada prioritariamente para os municípios identificados com alguma dificuldade de alimentar o SIS Acessuas. “Posteriormente, nós vamos realizar outra capacitação para todos os municípios sobre o prontuário eletrônico. Hoje passamos, para os técnicos de Paif, Paefi e coordenadores do Acessuas Trabalho, como é feito o monitoramento e toda a personalização do prontuário, para que eles possam fazer o acompanhamento e a inserção dos usuários do Acessuas Trabalho”, explicou.

A coordenadora do Acessuas de Nossa Senhora do Socorro, Priscila Mendonça Borba, disse que no primeiro momento a maior dificuldade que sua equipe enfrentava era em relação às senhas. “Muitas vezes nossas técnicas encontravam algum problema, mas agora já fizemos uma reprogramação e nossas senhas já estão funcionando. Então, estamos começando a alimentar todos os prontuários físicos colocando para o eletrônico. A realização dessas oficinas foi uma ideia excelente, porque ajudam muitos municípios a colocar em prática o que já aprendemos”, disse.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, para acesso a oportunidades afeitas ao mundo do trabalho. Em Sergipe, o programa federal é coordenado pela Seit.

/ Notícias / inclusao-social

Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019 às 14:45:00