Quarta-Feira, 29 de Maio de 2019 às 19:38:00
Seit realiza sessão de Yoga do Riso com profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Atividade envolveu profissionais do Estado e município objetivando a promoção da qualidade de vida

Seguindo as comemorações alusivas ao mês do Assistente Social, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Prefeitura Municipal de Aracaju, convidou o diretoria de Inclusão e Promoção de Direitos da secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) para ministrar uma divertida sessão de Yoga do Riso. O intuito da atividade é contribuir para a promoção da qualidade de vida dos funcionários, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal.

De acordo com a gerente de articulação de redes da diretoria de Inclusão e Promoção de Direitos da Seit, Aline Soares, a técnica terapêutica é originária da Índia e tem como principal mecanismo a provocação do riso sem, necessariamente, envolver aspectos ligados ao humor ou à comédia. “O riso oxigena o cérebro, libera endorfina e serotonina, melhorando o sistema imunológico. Então, estamos vendo cada vez mais pessoas adoecendo com frequência e o riso traz esse benefício de levar boas energias para as pessoas”, explicou.

Também conhecida como Risoterapia, a prática procura desenvolver o relacionamento interpessoal e o desbloqueio da criatividade e atitudes positivas. A técnica em saúde do trabalhador da CEREST, Márcia Martins, disse que já teve outras experiências com o método e aprova a atividade. “Aline me convidou para participar de um grupo, que ia participar do desafio de 40 dias do riso. Esse convite veio num momento perfeito na minha vida, pois eu estava precisando alinhar questões ligadas à saúde e ao trabalho. Eu não acreditei que conseguiria chegar até o fim nem, principalmente, rir sem ter alguém me provocando”, pontuou.

Já a coordenadora da rede de atenção da saúde do trabalhador, Yara Verônica Couto, nunca teve contato com a terapia, mas gostou da experiência e disse que pretende dar continuidade. “Eu já tinha ouvido falar que existia, mas essa foi a primeira vez que pude participar. Eu gosto muito de rir, mas compartilhar o riso é diferente, e usar como terapia é uma coisa maravilhosa. Através dessa ferramenta, podemos partilhar alegria e aproximar mais as pessoas que estão presentes no nosso dia a dia”, comentou.

Segundo a líder da sessão de Yoga do Riso, Aline Soares, a Seit permanecerá em diálogo com o Cerest, já que constantemente estabelece parcerias com a Saúde. “Além disso, comemorar o mês da Assistência Social, sendo de uma secretaria diretamente ligada ao assunto, faz total sentido quando a gente pensa em intersetorialidade. Hoje, apresentamos mais uma forma das pessoas se repensarem em seu local de trabalho, enquanto profissionais que atendem outros profissionais”, concluiu Aline.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 29 de Maio de 2019 às 19:38:00