Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2021 às 16:30:00
Seias inicia entrega de cerca de cinco mil cestas básicas a comunidades quilombolas

A Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) iniciou a entrega de cestas básicas a comunidades quilombolas de Sergipe. Ao todo, cerca de 5 mil cestas básicas serão entregues a 45 comunidades em 27 municípios sergipanos. Destas, 2.800 são destinadas pelo Ministério da Cidadania, através da Fundação Palmares, e cerca de 2.200 pelo Governo de Sergipe, através da Seias. Na última quarta-feira (08), a secretária Lucivanda Nunes recebeu lideranças do Movimento Quilombola de Sergipe para alinhar detalhes da entrega e o início do processo de atualização das informações cadastrais das comunidades, para acesso a políticas públicas de Assistência Social.

Participaram da reunião lideranças das três regionais do estado: Grande Aracaju, Propriá e Lagarto. De acordo com Maria Izaltina Silva Santos, liderança do Quilombo Brejão dos Negros [território que abarca quatro comunidades], as cestas básicas representam segurança alimentar para as famílias quilombolas. “É comida na mesa das pessoas carentes, que ficaram ainda mais precisadas nesse momento de pandemia. Somos comunidades tradicionais e ficamos de fora de muitas políticas públicas. Essas cestas vão complementar a alimentação de todas as famílias quilombolas. A gente agradece a disponibilidade da secretária Lucivanda, pela sensibilidade de atender o nosso pedido”.

O coordenador do Movimento Quilombola de Sergipe e da Articulação Nacional de Quilombos (Conaq), Welington Quilombola, destaca a importância do cadastramento para o acesso a políticas públicas da Assistência Social. “Além da questão das cestas, debatemos avanços em relação às demais políticas públicas, a exemplo do cadastramento das famílias, possibilidade de Centro de Referência da Assistência Social (Cras) nas comunidades, além da busca por parcerias para inclusão de mulheres e pessoas com deficiência (PCDs) quilombolas em políticas públicas”, destacou Welington, também presidente da Associação do Quilombola do Porto da Areia, em Estância.

A referência técnica para Povos e Comunidades Tradicionais e População Negra da Seias, Iyá Sônia Oliveira, ressalta a inclusão dos quilombolas no Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial do Estado de Sergipe – Cepir/SE. “É extremamente importante conversar com a maior organização quilombola de Sergipe. Temos uma gama de comunidades em nosso estado e o reconhecimento traz o alinhamento das políticas do programa Brasil Quilombola, em vigor, e também ativa as políticas públicas do Estado. Importante ressaltar que os quilombolas farão parte do primeiro pleito do Cepir, biênio 2021/2023. Estamos em fase de elaboração dos decretos para nomeação dos conselheiros”.

Comunidades quilombolas
Uma das comunidades beneficiadas com a entrega das cestas fica localizada no município de Barra dos Coqueiros, representada pela Associação do Território da Comunidade Quilombola Pontal da Barra. O presidente Robério Manoel da Silva destacou que 143 famílias serão auxiliadas com os alimentos. “Toda ajuda é bem vinda. Com essa pandemia, as atividades econômicas da comunidade ficaram muito precárias. Isso vai ajudar muito a comunidade. Mesmo que não seja entregue para todas as famílias, serão entregues para as que estão com mais necessidade. Vamos selecionar e entregar para as pessoas que mais precisam”, disse.

As comunidades quilombolas que serão contempladas são: Mocambo (Aquidabã); Maloca (Aracaju); Pontal da Barra (Barra dos Coqueiros); Rua dos Negros (Canindé); Fazenda Pirangi, Terra Dura e Coqueiral, e Canta Galo (Capela); Povoado Forte (Cumbe); Bongue (Ilha das Flores); Desterro (Indiaroba); Ladeiras (Japoatã); Mussuca (Laranjeiras); Aningas, Alagamar, Aguilhadas e Marimbondo (Pirambu); Serra da Guia (Poço Redondo); Lagoa do Junco (Poço Verde); Quebra Chifre/Bela Vista (Riachuelo); Bode, Cajazeiras, Crasto, Pedra D’ Água, Pedra Furada, Rua da Palha e Taboa (Santa Luzia do Itanhy); Porto d’Areia e Curuanhã (Estância); Patioba e Pindoba (Japaratuba); Catuabo (Frei Paulo); Castanhal e Lagoa Grande (Siriri); Caraíbas (Canhoba); Lagoa dos Campinhos (Amparo do São Francisco); Resina, Brejão dos Negros, Carapitanga e Brejo Grande; Mocambo (Porto da Folha); Forras (Riachão do Dantas); Sítio Alto (Simão Dias); Campos dos Crioulos, Madilena e Saco do Tigre (Lagarto); Canafístula (Propriá).

/ Notícias / inclusao-social

Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2021 às 16:30:00