Segunda-Feira, 28 de Março de 2022 às 19:30:00
Seias apresenta panorama estadual de organismos de políticas para as mulheres no MPE
Evento reuniu órgãos da Rede de Proteção e marcou o lançamento do Portal da Mulher

Durante o evento de lançamento do Projeto “Vamos conversar sobre gênero? – Fortalecendo a rede de atendimento à mulher vítima de violência”, realizado pelo Ministério Público de Sergipe nesta segunda-feira (28), a coordenadoria Estadual de Políticas Para as Mulheres da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) apresentou o panorama dos organismos de políticas para as mulheres existentes nos municípios sergipanos. O evento também marcou a apresentação do “Portal da Mulher”, onde podem ser encontradas as principais informações sobre o Projeto, sobre os órgãos que integram a Rede de Proteção à mulher vítima de violência em Sergipe, canais para denúncias, dentre outras informações sobre o tema.

Representantes do Judiciário, do poder público estadual e das coordenadorias municipais estiveram presentes para prestigiar o lançamento. A vice-governadora Eliane Aquino ressaltou a relevância da iniciativa. “Essa união precisa acontecer, pois ainda precisamos travar uma luta muito grande pela igualdade de gênero. Felizmente, nós temos um Estado atuante, em que vários órgãos entendem a necessidade de atuação intersetorial dessa Rede de Proteção, e da execução coletiva de políticas para as mulheres para o enfrentamento à violência. Somente com essa união é que podemos transformar a nossa realidade”, disse a vice-governadora.

O evento foi aberto com a exposição da Promotora de Justiça, Diretora do CAOp Mulher do MPSE, Cecília Nogueira. “Esse evento tem como principal função a articulação da Rede, pois precisamos de trabalho efetivo, e hoje ele é pautado justamente na sensibilização de agentes multiplicadores da população do interior do estado, para que elas nos forneçam dados dessas coordenadorias existentes. Com isso, podemos alimentar o sistema e articular a Rede como um todo, para que Saúde, Assistência, Segurança Pública, Educação, Ministério Público e Judiciário ofereçam, à mulher vulnerável, o melhor serviço”, afirmou a Dra. Cecília Nogueira.

Em sua apresentação, a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres da Seias, Erika Leite, destacou a adesão dos municípios à Rede, através da promoção do acolhimento e atendimento à mulher. “Atualmente, temos 35 órgãos municipais que atuam na Rede de Proteção à mulher. Nós convidamos todas as coordenadorias dos municípios para estarem aqui presentes hoje, pois é na ponta que essa mulher é violentada, então, o acesso direto dessas mulheres à Rede se dá através das coordenadorias municipais. É importante dialogar e sanar as dúvidas de como o Projeto e o Portal irão funcionar, para que a gente garanta, de fato, um acolhimento humanizado e digno para essas mulheres”, pontuou.

Segundo psicóloga Ana Luiza Sobral, uma das idealizadoras do Projeto no MP/SE, o que inspirou o Projeto e seus produtos foi a busca pela visibilidade e viabilidade de ações de enfrentamento à violência contra a mulher. “Os nossos produtos envolvem uma Rede conscientizada, trazendo diversas informações. Inclusive, vamos tentar fazer o nosso melhor para dar visibilidade a ele, com fluxos que permitam, às pessoas que acessem o portal, a compreensão de como procurar ajuda. Essa reunião também tem esse sentido, de dialogar com a rede para trazer essas informações, facilitando o acesso para o público que necessite desse atendimento”, explicou.

Após o lançamento e a apresentação do projeto, representantes das coordenadorias municipais celebraram a iniciativa. “Nós atuamos em parceria direta com a delegacia e o Judiciário. Referenciamos todos os casos de violência doméstica no município, acompanhamos na delegacia, no hospital, onde necessitar. Por isso, estamos aqui celebrando essa ação, que é de suma importância para o enfrentamento à violência contra a mulher. Esse Portal irá facilitar a busca por informações e o Ministério Público tem sido um grande parceiro”, avaliou Edênia Gouveia, coordenadora de Políticas para as Mulheres do município de Barra dos Coqueiros.

/ Notícias / inclusao-social

Segunda-Feira, 28 de Março de 2022 às 19:30:00