Terça-Feira, 16 de Junho de 2020 às 08:30:00
Secretaria de Estado da Inclusão distribui máscaras e álcool a 70% para 60 mil pessoas de grupos vulneráveis
Campanha “Proteger é Cuidar” conta com a parceria com Instituto Banese e da SES, para ampliar medidas de proteção em todo o estado

Em mais uma campanha voltada para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) realiza a distribuição de 60 mil máscaras de tecido e 8 mil litros de álcool, cedidos pelo Instituto Banese e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com o objetivo de ampliar os cuidados e medidas de proteção e prevenção nos municípios, a campanha ‘Proteger é Cuidar’ partiu do mapeamento, pela Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH) da SEIAS, de movimentos sociais e organizações da sociedade civil que atendem grupos em situação de vulnerabilidade social em cada região do estado. Desde a semana passada, as entregas estão sendo feitas, tanto na sede da SEIAS quanto nos municípios, quando há impossibilidade de retirada na capital.

“Fizemos a lista para as doações com base em nossos arquivos, de forma a beneficiar entidades e movimentos sociais LGBTQI+, comunidades quilombolas e indígena, povos tradicionais, movimento de mulheres, entidades do movimento negro, população ribeirinha, dentre outras. Fizemos uma consulta para pensar em como seria essa distribuição, em termos quantitativos para cada grupo. A nossa equipe entrou em contato com os grupos, para que seus representantes viessem buscar as máscaras, e aos grupos quem têm dificuldade de acesso à capital por qualquer fator, as nossas referências técnicas têm cumprido uma agenda de entregas nos municípios sergipanos onde se localizam”, detalhou a diretora de Direitos Humanos da SEIAS, Ana Márcia Menezes.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Sergipe (MST-SE) recebeu o total de cinco mil máscaras, para distribuir nas áreas de acampamentos e assentamentos da luta pela reforma agrária. “Nós estamos trabalhando com a prevenção, para que não tenhamos vítimas de Covid-19 nesses espaços, então, é importante que todos nós façamos a nossa parte, ficando em casa, nos prevenindo, usando as máscaras, pois, com isso, o coletivo ganha. Essas máscaras vieram num bom momento, pois serão destinadas para vários locais de Sergipe, entre famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse Cleosvalda Maria, dirigente nacional do MST.

Para Eduarda Marques, assistente social e secretária da Associação dos Travestis e Transexuais de Sergipe (Astra LGBT), a ação do governo é uma forma de fortalecer as campanhas que estão sendo desenvolvidas por muitas das entidades beneficiadas. “Recebemos 500 máscaras da Secretaria, e é de extrema importância a gente receber essa doação nesse momento, porque a comunidade LGBTQI+ já vive em situação de vulnerabilidade social. Então, as máscaras vieram somar à campanha que já estamos fazendo, que é a de distribuição de cestas básicas e itens de higiene, fortalecendo essa rede de apoio e ajudando na prevenção do coronavírus”, destacou.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lucia Couto, reafirma a importância do estabelecimento de parecerias para viabilizar as ações de enfrentamento à pandemia. “Precisamos sempre usar a criatividade e encontrar formas de ajudar as populações mais vulneráveis do nosso estado. E sabemos que o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social são as melhores armas que temos para combater a Covid-19. Neste sentido, agradecemos ao Instituto Banese pela boa vontade em nos disponibilizar máscaras em quantidade suficiente para atender 60 mil pessoas, e à SES, que disponibilizou o álcool 70%. Ficamos felizes em realizar esta ação, que sabemos que irá beneficiar diretamente grupos vulneráveis”, pontuou a secretária.

Para a Yá Martha Sales, sócio-fundadora da Organização Não-Governamental (ONG) Casa de Mar, também beneficiada pelas entregas, a produção e distribuição de máscaras a partir do reaproveitamento de sobras de tecidos tem sido uma medida fundamental na contenção da disseminação do coronavírus. “Adotamos as máscaras de tecido por entender também a necessidade da não geração de resíduos poluentes e contaminadores como as máscaras descartáveis, pensando no impacto ambiental, tanto com relação ao reaproveitamento dos tecidos como na diminuição dos descartes. E essas doações são muito importantes também nesse sentido”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

Terça-Feira, 16 de Junho de 2020 às 08:30:00