Sexta-Feira, 26 de Março de 2021 às 10:30:00
Secretaria da Inclusão recebe exposição “Elas Inspiram” em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão
Dez mulheres sancristovenses ilustram a diversidade e o protagonismo feminino na mostra

Até o final de março, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) recebe a exposição “Elas Inspiram”, idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho de São Cristóvão (Semast). Em paineis fotográficos, a mostra conta a história de 10 personagens que representam a diversidade e o protagonismo feminino no município. A parceria entre as secretarias estadual e municipal acontece através de suas respectivas Coordenadorias da Mulher, em alusão ao Mês da Mulher.

Ao conhecer a exposição, a referência técnica estadual da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Seias, Erika Leite, logo articulou para trazê-la ao pátio da Secretaria Estadual. "Essa ação acontece em parceria com a Coordenadoria de Mulheres do municipio de São Cristóvão, que já vem em ações parceiras com a secretaria estadual há anos. É uma exposição itinerante que tem o objetivo de resgatar mulheres que têm um histórico de exemplo e inspiração para outras mulheres dentro de seu território", explica Erika.

A secretária municipal de Assistência Social de São Cristóvão, Lucianne Rocha, conta que a exposição foi fruto de um vídeo lançado no início de março pela prefeitura do município, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. “Essas mulheres são referências em suas comunidades, elas têm um poder de articulação e de afetividade muito significativos, e consegue, através dos seus trabalhos e cuidado, inspirar outras pessoas. As personagens, que fazem parte desta campanha (e exposição), são mulheres que a gente conhece. Elas fortalecem outras mulheres com suas histórias de vida”, disse.

Assim que chegou à Seias, a exposição chamou a atenção de uma funcionária, que relatou ter sido inspirada por uma das mulheres da mostra, como conta a referência técnica estadual, Erika Leite. "Quando organizamos a exposição, uma das funcionárias que trabalham na zeladoria da secretaria tirou uma foto e veio conversar comigo sobre Josefa Bispo, uma senhora que aos 73 anos se tornou universitária. Ela disse que Dona Josefa é um exemplo e a inspirou a ir atrás do seu sonho, que é aprender a dirigir. Que essa exposição possa inspirar também outras mulheres por onde passar", completou Erika Leite.

/ Notícias / inclusao-social

Sexta-Feira, 26 de Março de 2021 às 10:30:00