Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2007 às 05:03:00
Secretaria discute projeto de inclusão social com representantes de prefeituras

Desenvolver um sistema único de inclusão e assistência social para o Estado foi a finalidade da reunião com os secretários municipais e assistentes sociais na Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, na manhã desta terça-feira, 27. Os assuntos debatidos auxiliarão no planejamento estratégico do Governo do Estado para a área social. Fizeram parte do encontro 46 representantes de municípios, que apresentaram propostas de trabalho, além de conhecerem a estrutura e a distribuição das diretorias da Secretaria. Participaram da reunião a secretária de Inclusão Social, Ana Lúcia Menezes, e a primeira dama do Estado, Eliane Aquino.

"Fui empossada na última sexta e solicitei, como primeira ação, um encontro com os municípios para a construção de um trabalho democrático. O projeto dessa Secretaria será articulado com os de outros órgãos que implantam e desenvolvem as políticas públicas, para um trabalho coletivo em busca da identidade e da concepção", afirmou Ana Lúcia.

De acordo com a secretária de Inclusão Social, o projeto cria uma política que gera autonomia em virtude do desenvolvimento político-pedagógico e à mudança no compromisso de classe. Segundo ela, o compromisso da equipe é para uma mudança social.

Desenvolvimento

A primeira dama do Estado, Eliane Aquino, disse que o projeto é voltado para o desenvolvimento social. ?Estamos entrando em uma nova era. Nosso projeto é com a pessoa que está na base. Nossos projetos são para o agora, para se antepor às situações. Vamos fazer uma construção coletiva com foco no desenvolvimento humano, porque o desenvolvimento social resulta no desenvolvimento econômico?, disse a primeira dama. ?Queremos que as pessoas tenham esperança que o desenvolvimento é possível?, afirmou Eliane Aquino.

A secretária adjunta de Inclusão Social, Sonia Meire, observou que as ações da Secretaria serão descentralizadas. "Temos o dever de trabalhar articulados com municípios, órgãos e sociedade. Teremos um setor de acompanhamento das nossas ações, com um sistema de avaliação constante das nossas atuações".

Municípios

Dentro do projeto da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social estão definidos o assessoramento e implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) nos municípios, o fomento para a criação de Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e acompanhamento, monitoramento e avaliação do impacto das políticas de assistência social. Também faz parte do projeto desenvolver um programa de capacitação contínua dos gestores municipais e articular os municípios na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

"Esse é um momento ímpar, pela abertura de diálogo para discutir políticas públicas com os municípios para quem realmente precisa. Essa é a primeira vez que o Estado apresenta o seu organograma e discute junto com os municípios a sua formação. O fato histórico é que acabou a ausência de força política na assistência social", disse a secretária de Assistência Social de Aracaju, Rosária de Souza.

O secretário de Assistência Social de Arauá, Valdiomar Vieira Santos, destacou a abertura do novo governo para o diálogo. "Percebemos que vocês realmente estão abertos ao diálogo, principalmente porque incluíram o nome da Assistência Social ao da Secretaria", afirmou. Já o secretário de Ação Social de Salgado, Adelvan Macedo, disse que estava na hora da descentralização das ações, que a geração de renda deve ser bem estruturada e que a política de assistência social deve ser colocada em prática.

/ Notícias / inclusao-social

Secretaria discute projeto de inclusão social com representantes de prefeituras