Segunda-Feira, 28 de Junho de 2021 às 14:15:00
Produtores rurais de Aquidabã recebem sistemas de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
Planos de negócio fazem parte do projeto Dom Távora, em parceria da Emdagro com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Para pequenos agricultores rurais que fazem integração entre a produção vegetal e animal, o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) tem sido uma importante aliada. Com desenvolvimento e exploração de hortas em sistema Pais aliadas à avicultura caipira, produtores da Comunidade Quilombola Mocambo, localizada no município de Aquidabã, receberam o sistema com acompanhamento e apoio técnico do escritório local da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). Os produtores são beneficiados através do Projeto Dom Távora, desenvolvido pelo Governo de Sergipe como política socioeconômica voltada para a erradicação da extrema pobreza rural.

O sistema de Pais tem como base a agroecologia para a produção de uma alimentação saudável e a geração de renda para a família, segundo conta o chefe do escritório local da Emdagro em Aquidabã, Fernando Piedade. “A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável procura melhorar a forma de produzir alimentos em pequenas unidades por agricultores familiares. O principal objetivo é estimulá-los a adotarem práticas com bases agroecológicas com vistas a garantir uma alimentação saudável e gerar renda com a venda dos produtos excedentes”, explicou Fernando, que acompanha os projetos da região.

A agricultora e liderança da comunidade Mocambo, Maria Gressi Santana Silveira, considera que o projeto trouxe dignidade para os trabalhares quilombolas. "O Dom Távora chegou como uma forma de permanecermos vivos, resistentes. Chegou como um sonho concretizado, onde pudemos ter o kit PAIS, que veio com seis caixas d'água de cinco mil litros cada, estrutura de irrigação por gotejamento, sementes de hortaliças e também com toda a estrutura para o trabalho com as aves. As dificuldades são grandes, principalmente no tocante à água, pois alguns problemas em poços comprometeram a irrigação da horta, mas passamos a receber água fornecida pelo município, através de carros pipas", contou a agricultura.

Os planos de negócio do Dom Távora na comunidade foram elaborados pelos técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Emdagro, beneficiando 29 famílias de pequenos agricultores, sendo que: 17 famílias receberam 100 aves caipiras; e, 12 famílias receberam o kit do sistema PAIS. "Além da aquisição das aves, com o projeto Dom Távora também foram feitos os galinheiros, as chocadeiras e outros insumos. Já no projeto das hortas com PAIS, foram adquiridos canos, caixas d’água e demais acessórios para facilitar a irrigação da horta", contou o chefe do escritório local da Emdagro em Aquidabã, Fernando Piedade.

A agricultora Maria Gressi Santana Silveira finaliza contando que o ano de 2021 está apresentando maior estiagem, se comparado a 2020, e reforça que o apoio da Emdagro é importante para superar a dificuldade. “Durante o inverno do ano passado, a nossa produção foi muito boa. Mas, agora, que estamos passando por este momento crítico de escassez de água, nossa produção tem se limitado apenas ao consumo próprio. Depois que entendemos esse processo, buscamos outros meios para diminuir essa dificuldade. Com o apoio da Emdagro e do escritório local da empresa em Aquidabã, nós conseguiremos superar essas adversidades", confia a produtora rural, Maria Gressi.

/ Notícias / inclusao-social

Segunda-Feira, 28 de Junho de 2021 às 14:15:00