Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019 às 09:45:00
NAT e Coopeds concluem seleção de mais 40 técnicos em Enfermagem
Usuários do NAT também puderam ter acesso gratuito a ações de saúde

O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT Matriz) e a Cooperativa Domiciliar Sergipana (Coopeds) receberam inscrições para 40 vagas de técnicos em Enfermagem para atuar em atendimento domiciliar na última quarta-feira, 10. A parceria também garantiu que os usuários que aguardavam atendimento no NAT também pudessem aferir sua pressão arterial, fazer o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e a medição do nível de glicemia. Os inscritos para concorrer às vagas receberam todas as orientações sobre as oportunidades de trabalho e passaram por uma avaliação inicial.

Ericka Menezes, gerente de Intermediação de Mão de Obra do NAT, órgão vinculado da secretaria de Estado da Inclusão Social (Seit), avaliou positivamente a atividade. “Foi ótima e vamos ampliar o número de vagas com mais uma cooperativa parceira, para ocorrerem mais dias de atividades como essa”, revelou. Ainda segundo Ericka, o cadastro no NAT pode ser feito pelos interessados a qualquer tempo, apresentando um documento de identificação com foto, carteira de trabalho, comprovantes de residência e de escolaridade; em qualquer unidade do Núcleo no estado. “Quando for anunciada a próxima data para inscrições das vagas da Coopeds, os candidatos deverão trazer o certificado de conclusão do curso técnico em Enfermagem”, completou.

Tendo concluído sua formação como técnica em enfermagem há três meses, Lorena de Almeida foi selecionada no último dia 03 de junho pela Coopeds, na primeira ação feita em parceria com o NAT, e já vai começar a trabalhar. “A gente faz uma revisão e passa por capacitações. Finalizei o treinamento ontem. Só estou aguardando meu número de registro no Coren [Conselho Regional de Enfermagem] para assumir a minha escala”, contou, satisfeita. Lorena comentou, ainda sobre as facilidades do processo de inscrições e do período de capacitações. “Eu já tinha o cadastro no NAT, mas não para enfermagem, então só precisei atualizar. Como eu terminei o curso recentemente, acaba sendo mais fácil. E o curso prepara a gente para o contato com o paciente”.

Presidente da Coopeds, Jose Roberto Lima explica o processo pelo qual o candidato passa até ser considerado apto às atividades de atendimento domiciliar em Enfermagem, depois da seleção. “Isso aqui é um inicio. A gente aplica uma prova teórica, que nos permite sentir esse profissional, as dificuldades dele. Depois a gente faz contato para uma nova conversa, e trabalha em cima desses procedimentos que ele ainda não sabe. Assim que ele ingressar na cooperativa, ela passa pelos treinamentos de ‘home care’, avaliação, curativo, infecção e rotinas, muito importantes para o dia-a-dia do paciente. Em seguida, aplicamos uma prova prática, de validação, para saber se eles absorveram o assunto ou não”, detalha. Caso seja reprovado, o aluno refaz os treinamentos e passa novamente por uma avaliação final.

Geilsa Souza também é técnica em Enfermagem e já possuía cadastro no NAT. Assim como Lorena, ela só precisou atualizar os dados para participar da seleção e do início das capacitações desta quarta-feira. “Hoje estou em busca de oportunidade e ‘home care‘ é um sistema que dá oportunidade para pessoas que estão recém-formadas para começar a atuar na área”. Além de identificar o sistema como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, ela considera gratificante o método de tratamento domiciliar. “Eu acho interessante atender aqueles pacientes cujas famílias preferem que o tratamento seja em casa. A gente tem mais tempo de cuidar daquele paciente de forma exclusiva, diferente do que acontece em um hospital”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

NAT e Coopeds concluem seleção de mais 40 técnicos em Enfermagem