Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 às 17:15:00
Inclusão recebe representantes dos Conselhos no novo Padre Pedro
Encontro teve por objetivo colher sugestões para aprimorar o atendimento e articular ações voltadas à humanização do novo espaço

Nesta segunda-feira (18), a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes, e a equipe da Diretoria de Direitos Humanos da SEIAS receberam, no novo Posto de Distribuição do Restaurante Popular Padre Pedro, representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDiPI) e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (Conser). O objetivo do encontro foi colher sugestões dos conselheiros para aprimorar o atendimento e articular ações voltadas à humanização do novo espaço. O serviço, que oferta cerca de 2.700 refeições por dia, entre almoço e jantar, por apenas R$ 1,00, vem sendo reestruturado desde o início do mês, quando a Secretaria de Estado da Inclusão Social transferiu para o antigo Clube do Vasco, onde a população está sendo recebida em espaço maior e mais confortável.

A secretária começou a reunião mostrando o espaço aos conselheiros e falando sobre as intervenções que estão sendo feitas e/ou já estão programadas. “Nosso objetivo é não só deixar o ambiente mais agradável e acolhedor, mas também identificar essas famílias e suas necessidades. O auxílio de vocês é fundamental, a partir desse olhar do que podemos trazer de parcerias e serviços para essa população. Temos aqui cerca de duas mil pessoas que estão sob os nossos olhos todos os dias, precisando de serviços diversos. Já temos colocado todas as nossas diretorias para ter contato com as necessidades do nosso público, e agora conto com vocês para compartilhar esse desafio. Que cuidados podemos trazer pra essas pessoas?”, disse Lucivanda aos conselheiros.

Segundo a secretária, a SEIAS já oficiou as secretarias de Cultura, Saúde, o Sistema S, a UFS, dentre outros órgãos, relatando o novo momento do serviço e as portas abertas a ações de cuidado para a população. Lucivanda informou aos conselheiros, ainda, sobre as medidas que estão sendo adotadas para melhor acolher o público prioritário (pessoas idosas, com deficiência e gestantes). “Eles entram primeiro, mesmo antes de iniciarmos a distribuição, e aguardam dentro do espaço, sentados e em local coberto e ventilado”, disse Lucivanda, que informou ainda sobre novas rampas que estão sendo construídas para melhorar a acessibilidade.

Os conselheiros visitaram o espaço também, e deram algumas sugestões de melhoria. “Acho importante que sejam instaladas duchas higiênicas nos banheiros para atender as pessoas ostomizadas. É algo muito difícil e encontrar em qualquer estabelecimento, mas de grande importância para oferecer melhores condições para a limpeza de suas bolsas coletoras”, disse Adilson Franco, representante da Associação Sergipana de Ostomizados e Amigos (ASSOA) no  Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser).

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDiPi) avaliou positivamente a iniciativa e reforçou a importância do serviço, revelando a intenção de fazer o Conselho presente no espaço semanalmente. “Acho esse serviço extremamente válido. É uma necessidade social que a Assistência não pode deixar de enxergar. Tem que estar sempre atenta para fazer cada vez melhor. Esse é o papel do Governo. Pretendo vir aqui pelo menos uma vez por semana, para observar, conversar com gente, com os muitos idosos que frequentam o Padre Pedro”, concluiu Sr. Durval.

Também estiveram presentes na reunião Roque Hudson, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Luciana Ferreira Aquino, secretária executiva do Conser; a referência técnica estadual de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da DIDH/ SEIAS, Socorro Lobato; e a referência técnica estadual de Políticas Públicas para a Infância e Adolescência DIDH/ SEIAS, Elaine Passos.

/ Notícias / inclusao-social

Inclusão recebe representantes dos Conselhos no novo Padre Pedro