Quinta-Feira, 01 de Agosto de 2019 às 16:15:00
Idosos do Espaço Cuidar Bugio assistem palestra sobre saúde bucal e programa atendimento odontológico
No Espaço, a palestrante ensinou as formas corretas de fazer higiene bucal na terceira idade, falou sobre o uso de próteses e a incidência de doenças a partir de problemas na cavidade oral.

O grupo Caminhando Com a Melhor Idade, que reúne idosos semanalmente no Espaço Cuidar Bugio há cerca de três anos, participou de uma palestra sobre saúde bucal com a cirurgiã-dentista Veruschka Pinheiro, na tarde da última quarta-feira (31). No Espaço, que é um braço da secretaria de Estado da Inclusão Social junto à comunidade local, a palestrante ensinou as formas corretas de fazer higiene bucal na terceira idade, falou sobre o uso de próteses e a incidência de doenças a partir de problemas na cavidade oral.

Voluntariamente, Veruschka já planeja o atendimento aos 54 integrantes do grupo. As consultas odontológicas dos idosos serão marcadas já a partir da próxima semana. “Quando decidi me voluntariar nesse projeto, percebi que muitos achavam que não precisavam ir ao dentista, mas após a palestra, eles viram as consequências que a falta de atendimento pode causar. Portanto, faremos as ações preventivas de forma personalizada, para ver do que cada um necessita”, assegura Veruschka.

Aos 68 anos, Dona Valdice Costa Santos integra o grupo desde a sua criação. Para ela, a saúde começa pela boca. “Os cuidados com a saúde são muito importantes para a melhor idade. Eu dedico muito cuidado à minha vida, mudo a minha prótese dentária de dois em dois anos e tem apenas três meses que fui ao dentista. Eu me transformei depois que me aposentei. Comecei a frequentar o grupo e, quando não venho, sinto falta, pois temos tudo aqui”, conta Dona Valdice.

A intenção do Grupo Caminhando com a Melhor Idade é promover mais qualidade de vida para os idosos da região, segundo afirma a coordenadora do Espaço Cuidar e do grupo, Jussara Santos. “Contamos com o atendimento voluntário de uma médica de saúde da família, Dra. Rosane, que por sua vez trouxe a dentista, um professor de educação física e trará também uma nutricionista. Procuramos levar para os idosos todas as condições necessárias para que eles percebam que podem permanecer com uma vida ativa. Através das atividades que desenvolvemos, eles estão cada vez mais empoderados e engajados nos projetos”, destaca Jussara.

No local, o grupo participa de atividades todas as terças e quintas-feiras, como aulas de dança, de canto, missas e passeios; além de palestras, filmes e rodas de conversa às quartas-feiras. A coordenadora geral dos Espaços Cuidar, Avanize Santos, ressalta a importância de colaboradores. “Proporcionamos uma gama de atividades, com parcerias e voluntariado. Nossa intenção é que esse espaço seja uma extensão da casa deles e que possamos aumentar cada vez mais a autoestima e a qualidade de vida dos nossos idosos”, conclui Avanize.

/ Notícias / inclusao-social

Quinta-Feira, 01 de Agosto de 2019 às 16:15:00