Quarta-Feira, 13 de Abril de 2022 às 18:30:00
Governo entrega nova leva do Cartão Mais Inclusão Sergipe Pela Infância aos 75 municípios
Até o final de 2022, 5 mil famílias deverão ser contempladas nessa modalidade do CMais, em todo o estado

Ao longo desta e da próxima semana, o Governo de Sergipe, através das equipes da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) e da Vice-Governadoria do Estado (VGE), realiza mais uma entrega de Cartões Mais Inclusão (CMais) a representantes das gestões municipais dos 75 municípios sergipanos, como uma das ações estruturantes do Programa Sergipe Pela Infância (PSPI). Os cartões são destinados a famílias socialmente vulneráveis inseridas no Cadastro Único, que tenham crianças de até três anos e não estejam recebendo outro benefício da mesma fonte, conforme critérios estabelecidos pela legislação.

O Programa Sergipe pela Infância vem sendo implementado desde agosto de 2021, de forma intersetorial com as áreas da Saúde, Educação e Assistência, e em parceria com os 75 municípios, com o objetivo de potencializar as políticas públicas para a infância executadas em todo o estado, a partir de três eixos: Gestar e Nascer; Brincar e Crescer; e Desenvolver e Aprender. Na primeira etapa, mais de 800 famílias foram contempladas com o benefício básico CMais Sergipe Pela Infância (R$130 por mês) e algumas também recebem o Auxílio Gestante, em três parcelas de R$ 200. Nesta etapa, 1.472 receberão o benefício e, até o fim de 2022, é esperado que o Programa contemple 5 mil famílias.

De acordo com Inácia Brito, diretora de Assistência Social da Seias, o programa se reafirma, cada vez mais, como fundamental para atender essa população. “Esse é um programa que tem a perspectiva de promover o acompanhamento de famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza, para melhorar o desenvolvimento infantil nesses primeiros anos. Os municípios têm se somado e outra ferramenta importante que o Sergipe Pela Infância traz é a adesão ao pacto sergipano pela infância, agregando vários parceiros ao programa. Então, é só o começo para traçar uma nova história da infância em Sergipe”, afirmou.

Nesta semana, a equipe da Seias iniciou a entrega a 27 municípios, dando sequência ao quantitativo restante na semana seguinte. Para Patrícia Rodrigues, técnica de referência do PSPI no município de Nossa Senhora de Aparecida, a entrega dos cartões representa um grande avanço nas políticas públicas pela infância em Sergipe. “Representa uma ajuda, um acompanhamento, uma preocupação com as mães, com as gestantes e com a mulher de maneira geral, pois não é só um cartão, é todo o processo de acompanhamento dessas famílias, um conjunto de fatores que resulta nesse grande benefício”, disse.

A atuação destacada dos técnicos e gestores dos municípios sergipanos foi essencial na busca ativa e identificação dessas famílias. A secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, destacou a importância do trabalho em equipe para contemplar as famílias. “Imagine a felicidade dessas famílias quando esse cartão chegar. Nós fizemos a busca ativa, batemos de porta em porta e conseguimos atualizar o cadastro de 232 famílias que receberão o benefício. Hoje, iremos contemplar 42 famílias, e isso me enche o coração, pois amanhã essas famílias irão amanhecer sabendo que a Semana Santa e a Páscoa será em paz e sem fome”, finalizou.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 13 de Abril de 2022 às 18:30:00