Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2019 às 11:15:00
Governo dialoga com municípios que ainda não aderiram ao Programa Criança Feliz
Em Sergipe, 67 municípios já aderiram ao programa, que visa à redução das desigualdades através do desenvolvimento integral da primeira infância

Com o intuito de apresentar o Programa Criança Feliz (PCF) para os municípios que ainda não fizeram a adesão em Sergipe, a diretoria de Assistência Social da Secretaria de Estado da Inclusão (Seit) realizou, na última terça-feira (03), reunião com representantes dos municípios de Tomar do Geru e Barra dos Coqueiros. Dos 75 municípios sergipanos, 67 já aderiram ao programa federal que visa desenvolver ações para a primeira infância, totalizando 9.800 usuários no Estado.

A coordenadora do Programa Criança Feliz em Sergipe, Izabel Almeida, destacou a importância do encontro com os municípios. “Nesta reunião, apresentamos o que é o programa, como ocorre o processo de financiamento e quais são as etapas de implementação do Programa Criança Feliz. Faremos o acompanhamento desses municípios para o possível processo de adesão. Enquanto Secretaria de Estado da Assistência Social, assumimos o papel de assessorar os municípios e capacitar as novas equipes. Vamos buscar estratégias, junto à coordenação do SUAS, para dialogar com os municípios que ainda não aderiram ao programa federal”, disse.

A secretária de Assistência Social de Tomar do Geru, Iara Soares, destacou que o encontro modificou a sua concepção sobre o Criança Feliz. “Eu mudei a minha visão sobre o Programa. A reunião foi bastante esclarecedora, abriu os olhos diante de alguns pontos que eu tinha dúvidas. Agora vou me reunir com o gestor municipal, a equipe da Assistência do município e também a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para, juntos, avaliarmos o material para tomarmos em conjunto a decisão de aderir ou não ao Programa”, pontuou.

Já a secretária de Assistência Social de Barra dos Coqueiros, Rita Freire, disse que já havia procurado outros municípios que fizeram a adesão ao programa para esclarecer dúvidas e compreender sua eficiência. “Achei essa reunião maravilhosa. Nós já tínhamos a intenção de fazer a adesão ao programa e já tínhamos passado também pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Quero agradecer à equipe da Seit pelo encontro, que foi muito explicativo para nós, que ainda não tínhamos o esclarecimento técnico sobre o Programa”, comentou.

Lançado em 2016 pelo Governo Federal, o Programa Criança Feliz visa ao desenvolvimento integral na primeira infância, considerando a vulnerabilidade e o contexto social em que as famílias vivem. O seu público alvo é formado por gestantes e crianças de 0 a 3 anos do Cadastro Único, ou de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar por medida protetiva. O Estado de Sergipe é adepto ao programa desde março de 2017 e tornou-se referência nacional, por ser pioneiro na capacitação das equipes e na realização de visitas domiciliares.

/ Notícias / inclusao-social

Governo dialoga com municípios que ainda não aderiram ao Programa Criança Feliz