Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 às 16:00:00
Governo de Sergipe inicia cadastramento biométrico de usuários no Restaurante Popular Padre Pedro
Medida permitirá identificação do público e suas necessidades, quantificação da demanda e melhor controle da oferta

Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) iniciou o cadastramento biométrico da população que frequenta o Restaurante Popular Padre Pedro. A medida visa auxiliar na identificação das famílias atendidas e faz parte das ações de melhoria e humanização do atendimento, que estão sendo implantadas na reestruturação do serviço. Desde o início do mês, a oferta das refeições está acontecendo no novo Posto de Distribuição, aberto no antigo Clube do Vasco e o cadastramento está sendo realizado desde a última segunda-feira, 18.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da SEIAS, Breno Carmo, o cadastramento irá possibilitar o acesso dos usuários. "Foram instaladas duas catracas eletrônicas, com leitores biométricos, que identificarão o usuário no momento da entrada. O Restaurante continuará sendo um equipamento de portas abertas, mas com o cadastramento poderemos aprimorar o controle e a segurança do acesso, além de criar indicadores importantes para o planejamento", afirma.

Isso porque as informações das famílias assistidas servirão para o mapeamento da demanda e para a orientação do acesso a programas e serviços socioassistenciais, conforme explica a diretora de Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito. "Poderemos saber se o usuário, por exemplo, está inserido no Cadastro Único, que é a principal porta de entrada às políticas públicas da Assistência Social; além de verificar quais os cuidados de que precisam mais. A secretária Lucivanda Nunes tem pedido prioridade às equipes da SEIAS nessa identificação e na articulação de parcerias. O cadastramento também nos permitirá quantificar melhor a demanda, conforme a necessidade das famílias que procuram o serviço”.

A medida vem sendo avaliada positivamente pelos usuários. O sr. João de Azevedo Aragão, 78 anos, acredita que o cadastramento permitirá melhor controle da oferta. “Com o cadastramento fica bem melhor porque vai saber quem é quem. Os clientes não vêm para pegar duas vezes. Eu estou achando que a educação dos atendentes é muito boa o local é bem melhor do que antes. A organização é maravilhosa. Estão de parabéns por estar organizando tudo isso, e também pelo modo de atender os velhinhos”, opinou seu João.

D. Edvalda da Silva Lisboa, de 55 anos, também aprovou a nova medida. “Está ótimo esse cadastramento. Bom demais mesmo. Assim ninguém vai poder ficar pegando mais do que precisa. Agora tá ótimo o Padre Pedro”, disse a usuária. Da mesma forma, o sr. José Onias, de 51 anos, considerou o cadastramento “excelente para que a organização continue fluindo. Parece ter um controle melhor”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 às 16:00:00