Sexta-Feira, 30 de Março de 2007 às 11:32:00
Governo capacita profissionais de assistência social

Na próxima segunda-feira, 2 de abril, gestores e técnicos dos 15 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) participarão de uma reunião para estruturação dos municípios na implantação dos sistemas de assistência social. Os CRAS têm a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O evento, que acontecerá no auditório da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids), situado à rua Santa Luzia, a partir das 8h30min, reunirá os municípios que já implantaram o CRAS. São eles Arauá, Boquim, Canindé do São Francisco, Carira, Cumbe, Itabaiana, Malhador, Maruim, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão e Tobias Barreto.

A reunião é parte do processo de capacitação promovido pela Seids, que é a gestora e coordenadora estadual da Assistência Social. “Os municípios são assistidos pelo Governo Federal e nós estaremos capacitando as equipes para execução das ações nas unidades. Os CRAS são ferramentas consideradas ‘porta de entrada’ para os programas, serviços e atendimentos da política de Assistência Social no nível da proteção básica”, explicou a diretora de Políticas de Inclusão Social da Seids, Marta Gama.

De acordo com a diretora, os Centros são os locais onde acontece todo o trabalho de prevenção junto às famílias. “É onde há o maior suporte para a família com uma equipe psicossocial. O atendimento é feito por psicólogos e assistentes sociais na perspectiva de que sejam fortalecidos os laços familiares e comunitários. Os CRAS são unidades municipais, com co-financiamento federal e orientação técnica estadual”, explicou Marta Gama.

/ Notícias / inclusao-social

Governo capacita profissionais de assistência social