Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2007 às 12:00:00
Governo articula medidas preventivas para a população com a Sala da Situação

A secretária de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social, Sônia Meire Azevedo, disse nesta quinta-feira, 15, que o objetivo da Sala de Situação, espécie de central que reúne todos os órgãos envolvidos em situações de seca, enchente e outras necessidades, é articular secretarias e órgãos estaduais com as prefeituras sergipanas e solucionar os problemas enfrentados pela população. A informação foi passada em entrevista coletiva realizada no auditório da secretaria.

Em funcionamento desde o dia 9 de fevereiro, a Sala de Situação é uma iniciativa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social para coordenar ações que necessitem de atenção especial. A criação da central atende uma determinação do governador de Sergipe, Marcelo Déda. Desde as primeiras informações sobre o aumento da vazão do rio, o governador determinou a adoção de todas as medidas preventivas, para minimizar os danos à população do baixo São Francisco.

Segundo Sonia Meire, a Sala da Situação atua na articulação de políticas públicas em todo território sergipano, criando um fluxo contínuo de informação com todas as prefeituras e secretarias municipais para agir em função de problemas com o clima. "Nos reunimos, diariamente, para levantamento da situação dos municípios que nos procuraram. A equipe da Defesa Civil está fazendo um levantamento com registro fotográfico e relatórios técnicos. Ainda nesta quinta-feira, fecharemos uma estimativa de custos para a construção das casas de Porto da Folha, que tem um caso concreto emergencial", disse a secretária.

Fotos: Janaína Santos/ASN

Seca

De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, para a seca, os carros-pipas já estão nos municípios de Porto da Folha, Gararu e Poço Redondo, além de uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde para reforçar o tratamento da água antes da distribuição. "Existem mais quatro municípios que estão apresentando os documentos para os encaminhamentos e que sejam homologados os decretos de emergência. O Governo do Estado está atuando para atender às necessidades", afirmou Sônia Meire.

Quanto ao aumento da vazão, as medidas preventivas foram tomadas pelas prefeituras do Baixo São Francisco, retirando as famílias, produtores e comerciante que ocupavam irregularmente a calha do rio. "Agora, é acompanhar o volume da vazão. Se houver previsão de aumento, tomaremos as medidas necessárias antes que ocorra. Por enquanto, a previsão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco continua em 6000 metros cúbicos por segundo", explicou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Nailson Santos.

Chuvas

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social vai finalizar, nos próximos dias, um relatório sobre as necessidades da população das cidades atingidas pelo temporal do início desta semana. "Já entramos em contato com a Conab para um convênio de distribuição de cestas básicas onde forem identificadas as necessidades de gêneros alimentícios para as comunidades", explicou a secretária.

Sônia Meire destacou também que a atividade da Sala de Situação será permanente e vai planejar, a médio e longo prazo, ações que atendam as populações vulneráveis do Estado, fazendo com que o cidadão seja encarado como sujeito e não objeto da ação. "Nossas ações não são pontuais e compensatórias. Elas fazem parte de um programa maior, de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Estamos atuando para proporcionar aquilo que é de direto do cidadão e não oferecer uma ajuda apenas", disse Sônia.

Os órgãos que compõem a Sala de Situação são: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Deagro, DER, BNB, Codevasf, Gabinete da Primeira Dama, além das secretarias de Estado da Saúde, da Educação, de Coordenação Política, de Articulação com os Municípios, de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário e Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Outros órgãos e setores da administração estadual podem ser incorporados à Sala de Situação, que funciona na Secretaria de Inclusão, na rua Santa Luzia, 680, no bairro São José, em Aracaju. A central conta com um telefone exclusivo para contatos e comunicação de emergências, 3214-2580, e um e-mail, saladesituacao@gmail.com.

/ Notícias / inclusao-social

Governo articula medidas preventivas para a população com a Sala da Situação