Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 às 16:45:00
Gincana Solidária leva animação e filantropia a grupo de idosos do Espaço Cuidar do Bugio
Seit e Conselho do Idoso participam da mesa de jurados e reafirmam importância da ação

A primeira edição da Gincana Solidária 2019 proporcionou nesta terça-feira, 15, uma manhã de diversão para o grupo Caminhando Com a Melhor Idade, no Espaço Cuidar Bugio. O grupo, formado por 46 idosos, se dividiu em três equipes para cumprir tarefas culturais e sociais, entre as quais estava a arrecadação de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas, que serão doados à quem mais necessita, na própria comunidade, além de instituições filantrópicas. Realizada ainda dentro das comemorações do Dia Nacional da Pessoa Idosa, a gincana foi promovida pelo Espaço Cuidar Bugio, que é mantido pela secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – Seit.

A assistente social Jussara Santos, que coordenadora do Espaço Cuidar e o grupo, destaca qual foi o principal foco da gincana. “Essa gincana é, mais do que tudo, solidária. As três equipes tiveram 10 tarefas a executar ao longo de 25 dias. Foram arrecadados 327 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos moradores das ‘palafitas’ aqui do Bugio. Vamos fazer uma caminhada pela zona das palafitas para constatar as famílias que mais precisam de alimentos, para que possamos doar as cestas básicas. Uma grande novidade é que já incluímos a gincana no nosso calendário anual e, no próximo ano, acontecerá durante a Semana Estadual do Idoso, instituída pelo governo de Sergipe como sendo a última semana do mês de setembro”, conta.

Outra tarefa da gincana foi a arrecadação de fraldas geriátricas, que serão doadas para o Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição – Same. A assistente social do SAME, Nádia da Santos Costa, ressalta a satisfação em participar da ação. “Só temos a agradecer, não somente pelas doações das fraldas, mas por tudo que o Espaço Cuidar Bugio tem feito para os idosos. Atividades interativas como esta melhoram a mente, a saúde, o espírito e a vida deles como um todo. É importante que os idosos se sintam protagonistas das suas vidas, e isso fortalece vínculos familiares e comunitários. É uma grande satisfação participar deste evento junto com o grupo Caminhando com a Melhor Idade”, disse.

Interação e protagonismo
Integrante do grupo Caminhando Com a Melhor Idade desde a sua criação, a senhora Lucélia Santos Sá, 61 anos, foi uma das mais animadas na gincana, e destacou a importância do grupo para a sua vida. “Essa festa foi maravilhosa. O coração pulou tanto que quase sai pela boca. É muito bom participar desse grupo. É bom para a saúde, para a mente, para tudo. Não tem tédio. Fazemos festas, passeios e viagens, e a gente fica a mil. Nesta idade, temos que aproveitar a vida. Não existe idade para ser feliz”, afirmou.

O diretor de Inclusão e Direitos Humanos da Seit, João Sampaio, participou da mesa de jurados da gincana e enfatizou o protagonismo dos idosos. “Esta foi uma ação muito importante, pois além de gerar convivência entre os idosos e a comunidade, incentiva as pessoas da terceira idade a serem ativas e realizem tarefas. Isso dá um lugar de reconhecimento e de importância para eles, por serem vistos fazendo coisas que dão dinamicidade à vida. Para a diretoria de Direitos Humanos da Seit, é um privilégio apoiar e estar aqui vivenciando essas atividades com eles”, destacou.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Manuel Durval Andrade Neto, também foi um dos jurados da gincana e destacou a atuação do Espaço Cuidar Bugio. “A oportunidade desses idosos estarem juntos e ativos prolonga a vida, cria ânimo e fortalece os relacionamentos de amizade. Eles precisam ocupar seu tempo com atividades que promovam a saúde e interação, e assim possam ter mais qualidade de vida. O ‘Caminhando Com a Melhor Idade’ é um dos grupos de idosos mais animados que temos em nosso Estado. Parabenizo a todos que se envolveram nessa competição linda”, disse.

/ Notícias / inclusao-social

Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 às 16:45:00