Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 às 17:00:00
Gestores e técnicos da Secretaria de Inclusão Social realizam Planejamento Estratégico de ações para 2020
A vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, esteve presente nos dois dias de planejamento para estreitar os planos de Governo para 2020. Intersetorialidade com outras secretaria de Estado fará parte das metas deste ano

Com o objetivo de debater o fortalecimento de projetos e a criação de estratégias para 2020, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) realizou a Oficina de Planejamento Estratégico 2020, durante esta segunda (20) e terça-feira (21). Realizada na sede da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), a oficina reuniu a Vice-Governadoria de Sergipe e diretores, coordenadores, gerentes, referências técnicas e servidores da SEIAS, órgão que possui a missão de promover a inclusão social, desenvolvendo ações de combate à pobreza e de assistência à população em situação de vulnerabilidade social.

A equipe realizou uma ampla discussão que englobou o balanço da retrospectiva de 2019 e as perspectivas e metas para este ano. A secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Couto, destacou a importância da união entre os setores. “Precisamos planejar nossas ações para garantir a inclusão social dos grupos mais vulneráveis da população sergipana. A nossa secretaria é norteada pelo trabalho coletivo e este é o momento de traçarmos metas em conjunto para que, neste ano de 2020, alcancemos um dos nossos principais objetivos: avançar na luta pela erradicação da extrema pobreza no estado", pontuou a secretária Lêda Couto.

A vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, esteve presente nos dois dias de planejamento para estreitar os planos de Governo para 2020. “A partir deste ano, a equipe da vice-governadoria vai estar mais próxima da SEIAS. Em 2019, conseguimos arrumar a casa e na própria retrospectiva tivemos essa clareza. Mesmo com todas as adversidades, conseguimos realizar projetos e atender à população sergipana em todas as esferas as quais esta secretaria se propõe. Agora em 2020, precisamos estreitar as relações com as outras secretarias do Estado para trabalharmos a partir de uma linguagem de intersetorialidade, cujos resultados serão nítidos e palpáveis”, destacou.

Ao longo da Oficina, a vice-governadora Eliane Aquino e a secretária Lêda Couto, dividiram as equipes em três grupos de trabalho para dialogar sobre os eixos: Inclusão e Assistência Social; Inclusão e Inovação Produtiva; e, Governança Responsável. “O maior desafio agora é pensar em projetos estruturantes para o ano de 2020, mas não de forma isolada, e sim de forma integrada entre todos os setores. As estratégias da nossa oficina foram traçadas através de três pilares estabelecidos pela gestão, em que construímos e priorizamos o que cada área necessita e a forma como vamos trabalhar a partir de agora”, explicou a diretora de Assistência e Desenvolvimento social da SEIAS, Inácia Brito.

Nos grupos de trabalho, foram discutidas estratégias para fortalecer a rede de serviços já existentes, além de fomentar a articulação entre os setores internos da secretaria, a viabilidade de novos projetos, a reorganização e aprimoramento dos equipamentos ligados à secretaria, entre outras metas que serão realizadas ao longo do ano. “Este momento avaliativo teve três etapas estratégicas. Em novembro de 2019, nós fizemos avaliações com todas as diretorias, um momento de escuta dentro dessa conjuntura que estamos vivendo. Em dezembro, fizemos com todos os servidores para que os trabalhadores opinassem. E neste mês de janeiro de 2020, estamos fazendo nossa etapa de planejamento para que possamos colocar nossos planos em prática no decorrer deste ano”, concluiu a diretora de Planejamento da SEIAS, Sayonara Carvalho.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 às 17:00:00