Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021 às 15:45:00
Fundação Renascer inaugura reforma de Sala de Aula e Biblioteca na USIP
Solenidade também contou com entrega de computadores pelo MPT e MP/SE para aulas de adolescentes na unidade de internação provisória

A Fundação Renascer inaugurou, na última quarta-feira (15), a reforma de uma biblioteca e de uma sala de aula na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP). Durante inauguração, a USIP também foi contemplada com três computadores, frutos de parceria com o  Ministério Público de Sergipe (MPE/SE) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Os espaços foram completamente reformados para atender aos 28 adolescentes que cumprem medidas em internação provisória na unidade.

A sala de aula  foi readequada para receber os jovens matriculados no ensino regular. Com os novos computadores, a sala agora conta com oito equipamentos para utilização dos adolescentes, como explica o diretor da USIP, Daniel Rodrigues. “A unidade já tinha uma sala de aula funcionando, mas precisou passar por uma reforma para adequar às aulas regulares dos jovens. Agora, teremos aulas todos os dias, com exceção da segunda-feira, dia em que a unidade recebe visita. Já as oficinas pedagógicas ocorrerão em nossa nova Biblioteca”, disse o diretor.

A unidade também conta com a Sala Cine USIP, espaço climatizado que possui uma biblioteca virtual de filmes, com acervos selecionados pela equipe pedagógica. Para o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, o momento representa mais uma conquista positiva para todos que compõem a socioeducação. “A Fundação só tem a agradecer pelo empenho dos parceiros e de toda a coordenadoria. Isso demonstra um compromisso real com a ressocialização dos jovens na sociedade, através da oferta da educação e aprendizagem profissional”, ressaltou o presidente.

Para promotora de justiça da Infância e Adolescência do MP/SE, Maria Lilian Mendes Carvalho, o sistema socioeducativo vem crescendo e se destacando a cada dia. “Esse é um momento especial para todos nós do sistema da infância. Hoje, conseguimos contratar cerca de 80 adolescentes do sistema socioeducativo, através do Programa Jovem Aprendiz. Ver os adolescentes trabalhando e dando o seu melhor no ambiente de trabalho mostra o quanto essa conquista é significante. Esses frutos são graças ao trabalho que desenvolvemos em conjunto todos os dias”, enfatizou a promotora.

A solenidade de inauguração contou também com a presença da representante da Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (SEDUC), Silvaneide Silva; da coordenadora da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Iracy Mangueira; além de demais membros da Fundação Renascer, como o coordenador pedagógico da Fundação Renascer, Gilvan Santos; o diretor financeiro (DIRAF), Oscar Campello; o diretor operacional, Carlos Viana; e o articulador institucional, Eudes Bomfim.

/ Notícias / inclusao-social

Fundação Renascer inaugura reforma de Sala de Aula e Biblioteca na USIP