Segunda-Feira, 14 de Maio de 2007 às 06:43:00
Defesa Civil reúne coordenadorias municipais e lança site
Além do site, Coordenadoria de Defesa Civil terá novo colete

Nesta segunda-feira, dia 14, às 8h, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codec) vai reunir as 32 Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) de Sergipe, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). "O objetivo é mostrar a nova estrutura e a nova metodologia de trabalho da Codec e reforçar a importância das coordenadorias municipais dentro do Sistema Nacional de Defesa Civil, além de reforçar a relação entre as Comdecs e com a coordenadoria estadual", explicou o tenente-coronel Nailson Santos, diretor da Codec.

Em Sergipe, 32 municípios têm coordenadorias municipais, mas algumas delas não funcionam efetivamente. "Isso precisa mudar. Em qualquer situação de emergência, o primeiro atendimento é dado pelo poder municipal. Quando ele não suporta mais, aciona o Estado. Além disso, em caso de situação de emergência ou estado de calamidade, o Governo Federal só libera verba para recuperação e ajuda se o município tiver sua Comdec", disse o diretor.

Site e colete

Além da reunião, a Codec vai lançar, às 11h desta segunda-feira, o site e o novo colete de trabalho. "O site vai ampliar a interação com as Comdecs e com a sociedade. Várias informações serão disponibilizadas desde orientações para as Comdecs, como formulários, a dicas de segurança para a comunidade, de como agir em casos de incêndio, desabamento, além da previsão do tempo, que será mantida pelo Centro de Meteorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos", disse tenente Alexandre Alves, gerente de Planejamento da Codec.

O site vai disponibilizar, ainda, uma seção "Fale Conosco", para facilitar a troca de informações com a comunidade. O endereço é www.defesacivil.se.gov.br.

Sobre o novo colete, ele será amarelo, para facilitar a identificação da equipe de socorro nas ações emergenciais. "O novo colete representa um novo tempo na Defesa Civil de Sergipe, a mudança da metodologia de trabalho", explica Alexandre Alves.

/ Notícias / inclusao-social

Defesa Civil reúne coordenadorias municipais e lança site