Terça-Feira, 11 de Junho de 2019 às 19:42:00
Defesa Civil Estadual atua na contenção de encosta que deslizou em Socorro

Na manhã desta terça-feira (11), equipes do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) auxiliaram a Defesa Civil Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju, no trabalho de contenção de uma encosta que desmoronou nesta madrugada. A ação ocorreu na Rodovia Manoel do Prado Franco, conhecida popularmente como “Rodovia da Indústria”, onde, além do deslizamento do solo, uma árvore e parte da cerca foram derrubadas pela força da chuva.

De acordo com o sub-coordenador da Defesa Civil de Socorro, Emerson Campos, o apoio da Depec foi imprescindível para o sucesso da operação. “Solicitamos o apoio da Defesa Civil Estadual porque não possuímos lona de contenção. Além disso, cerca de dez residências se encontram nos arredores da encosta. Então precisamos fazer a devida orientação às famílias da região, que já estão em alerta”, disse.

O engenheiro do Depec, Alex Carvalho, coordenou as orientações. Segundo ele, como havia muitos resíduos do deslizamento, foi necessário um direcionamento específico para a limpeza da área. “Chegando ao local, orientamos as equipes que tirassem a árvore e a cerca que caíram, pois somente depois disso pôde ser feita a instalação da lona, para evitar um novo deslizamento do solo. Doamos um rolo de lona ao município, para efetuar essa ação de contenção”, explicou.

Como o período chuvoso deve se estender até o próximo dia 15, conforme previsão do Centro de Meteorologia de Sergipe, a Defesa Civil Estadual mantém a recomendação de se evitar enfrentar o mau tempo. É preciso redobrar a atenção às alterações nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Quem desejar receber os alertas de desastres da Defesa Civil via SMS, deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade sobre a qual deseja ser informado. Situações de emergência devem ser informadas pelo telefone 193. Na capital, intercorrências também podem ser comunicadas pelo número 199.

/ Notícias / inclusao-social

Defesa Civil Estadual atua na contenção de encosta que deslizou em Socorro