Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021 às 17:30:00
Crianças e adolescentes acolhidas em abrigos celebram Dia das Crianças no parque de diversões
‘Projeto Brincando no Parque’ é desenvolvido pela CIJ/TJSE e foi realizado neste ano em parceria com a AMASE e Governo de Sergipe

As crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional nos Abrigos Regionais Estaduais de Frei Paulo e de Carmópolis, mantidos pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), participaram de uma tarde de lazer no Parque de Diversões Fiesta Park, na última quarta e quinta-feira, 13 e 14 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. A ação aconteceu através do ‘Projeto Brincando no Parque’, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), e nesta edição contou com a parceria do Fiesta Park, da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE) e do Governo de Sergipe, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e SEIAS. Também participaram crianças e adolescentes acolhidos em Abrigos e Casas Lares municipais, totalizando 240 crianças e adolescentes entre os dois dias.

A importância da ação para as crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que estão institucionalizadas foi destacada pela Assistente Social e coordenadora do Abrigo Estadual de Frei Paulo, Jéssica Valadares. “Esse evento é de suma relevância, pois a maioria dos acolhidos tem ambiente familiar fragilizado, sem a cultura de celebrar datas - nem de aniversário, nem de Natal e, muito menos, o Dia das Crianças. É um momento de inclusão, além do lazer para eles. É também uma oportunidade para eles conhecerem um Parque de Diversões, pois a maioria nunca teve esse acesso. Atualmente, estamos com oito acolhidos e todos estão aqui se divertindo no evento”.

A assistente social e técnica de Referência Estadual da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SEIAS, Monize Freitas, conta como a ação foi realizada. “A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) proporcionou uma tarde de muita diversão para as crianças e adolescentes das 39 Unidades de Acolhimento Institucional, tanto da capital quanto do interior de Sergipe, para celebrar o Mês das Crianças. A SEIAS entendeu a relevância de participar dessa ação e, em mais um ano, abraçou o convite da CIJ/TJSE, pois as crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva de acolhimento institucional, muitas vezes, não têm acesso a diferentes espaços de lazer que são fundamentais para promover a convivência comunitária e a sociabilização fora do ambiente da Unidade, previstas no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária”, explicou.

Uma das adolescentes que participou da ação foi E. L. D., de 17 anos, que há mais de dois anos está acolhida no Abrigo Municipal Caçula Barreto. “Esta ação é realmente muito legal, por ajudar as pessoas que não têm dinheiro. As crianças e adolescentes que não têm como vir no parque ter um pouco de felicidade na Semana das Crianças. Toda criança e adolescente que vai a um parque, mesmo que seja pela primeira vez, quer voltar de novo. A gente gosta dessa sensação de adrenalina quando vai nos brinquedos. É muito 'da hora'! O que eu mais gostei foi a Montanha Russa e o Xtreme. Valeu muito a pena!”, disse a jovem.

A juíza e coordenadora da Infância e Juventude (CIJ/TJ), Iracy Mangueira, destacou que o objetivo da iniciativa é garantir o direito ao lazer para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. “O direito ao lazer também é fundamental, sobretudo num momento como este em que vivemos, com regras de distanciamento social e quando muitas dessas crianças tiveram a privação do convívio. Aqui estão presentes os abrigos de todo o estado. Então, aproveitamos para agradecer à SEIAS e demais parceiros, como a AMASE, a Polícia Civil de Sergipe através da SSP/SE, o TJ com toda a equipe, e diversas pessoas que são padrinhos afetivos, no âmbito no Programa de Apadrinhamento do Ser Humano”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021 às 17:30:00