Quarta-Feira, 21 de Março de 2007 às 04:40:00
Coordenador da Defesa Civil faz palestra na Assembléia Legislativa
O coordenador Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Nailson Santos, realiza uma palestra nesta quinta-feira, 22, às 9h, na Assembléia Legislativa. Ele vai apresentar aos deputados a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), explicar como funciona, em que situações ela atua e mostrar as ações que foram desenvolvidas desde o começo do ano.

“Muita gente não sabe exatamente o que é a Defesa Civil e acaba nos acionando em situações em que outro órgão deveria ser chamado”, disse o coordenador, que assumiu a direção no dia 2 de fevereiro. “A Cedec deve ser acionada quando uma situação oferecer risco de desastre à população. Numa vistoria de uma edificação, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros que, se houver necessidade, aciona a gente”, orientou.

A Defesa Civil é um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. Segundo o Manual de Defesa Civil, sua finalidade é garantir o direito natural à vida e à incolumidade da população em situações de desastre. Seu objetivo é reduzir desastres, diminuindo a ocorrência e a intensidade dos mesmos, pela prevenção preparação e resposta para emergências e desastres e reconstrução. Ela é um órgão de coordenação, que avalia a situação e aciona os órgãos de atuação necessários.

“Desde que assumimos, tivemos vários exemplos da atuação da CEDEC, tanto na ação preventiva, orientando os municípios ribeirinhos com o aumento da vazão do rio São Francisco; na atuação nos municípios em situação de estiagem, com a Operação Pipa; e na atuação emergencial, nos municípios atingidos pelas chuvas”, explicou Nailson.

Formação

A CEDEC dará início, ainda no primeiro semestre do ano, a uma série de cursos de proteção, formação e preparação, tanto para a população como para líderes comunitários e funcionários de órgãos públicos que lidam com segurança. São eles: Proteção Comunitária, Curso Básico de Agente de Defesa Civil e Preparação para Resposta a Emergências com Transporte de Produtos Perigosos. Além destes, existe a proposta de mais quatro cursos em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), os de Administração e Planejamento para Redução de Desastres (APRD), Curso Operacional de Defesa Civil (CODC), Curso de Avaliação de Danos (CADAN) e Implantação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil.

/ Notícias / inclusao-social

Coordenador da Defesa Civil faz palestra na Assembléia Legislativa