Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2007 às 04:10:00
Concursados iniciam capacitação para atuar no Cenam

Os aprovados no concurso público para a Fundação Renascer iniciaram a capacitação em Direitos Humanos na manhã desta segunda-feira, 26. O objetivo é que esses profissionais já comecem suas atividades no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) na próxima segunda-feira, 5. São 140 profissionais, sendo 40 de nível superior em Pedagogia, Serviço Social e Psicologia, e 100 de nível médio, que são os agentes de segurança. A Juspopulis, empresa que trabalha com Direito e Cidadania, está fazendo o treinamento dos concursados.

De acordo com a secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o trabalho não é somente para a instrução técnica, mas também para promover valores positivos que a humanidade já construiu, habilidades e hábitos para o processo de humanização. "Esse é o nosso grande desafio, sermos reais educadores. Para isso, sempre faremos capacitações para que as pessoas incorporem uma pedagogia que contribua de fato com a ressocialização dos jovens em conflito com a lei", afirmou Ana Lúcia.

Os 140 aprovados foram divididos em dois grupos. Segundo a presidente da Fundação Renascer, Conceição Souza, 70 profissionais começam a trabalhar na próxima segunda-feira e os outros 70 devem ingressar na semana seguinte. "Temos o ideal na mudança de atitude dos que trabalham com medidas

Fotos: André Moreira/ASN

sócio-educativas, que serão formadas com a finalidade de melhorar a vida dos que chegaram aqui e que estão devendo algo à sociedade. Esse curso é o início de uma capacitação que despertará essa mudança nos indivíduos, respeitando as particularidades. Essas pessoas prestaram o concurso para um trabalho de primazia para a sociedade", disse Conceição.

Formação

Para o diretor do Cenam, capitão Ferreira, as expectativas são as melhores possíveis. "Queremos uma mudança de atitude em relação ao tratamento dos garotos. A dificuldade existia desde a formação do efetivo, pela quantidade de educadores, e esses concursados suprirão a carência de forma imediata". Segundo ele, os educadores que trabalhavam na instituição eram terceirizados e aprendiam a lidar com os adolescentes sem capacitação. "Para colocar em práticas outros projetos, precisaremos ampliar o quadro, fato que já está sendo visto pela secretária com o governador", disse o diretor.

Para a psicóloga Margaret Leoneli, que instruirá os educadores, o treinamento requer um entendimento de todas as áreas de funcionamento. Ela informou que existe um imaginário social muito feroz da sociedade em relação aos adolescentes, que precisam de um aparato técnico de atendimento. Já a professora Cristiane Ferreira, que desenvolverá a parte teatral com os educadores, diz que a finalidade é dar um novo olhar para o teatro que é a vida. "Vamos abrir o leque, a mentalidade, para uma visão de mundo. O teatro é uma forma de arte e de educação, é a expansão dos conceitos e de análises", afirmou Cristiane.

/ Notícias / inclusao-social

Concursados iniciam capacitação para atuar no Cenam