Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2022 às 11:45:00
Beneficiários do Mão Amiga Bacia Leiteira devem comprovar exames e vacinação dos rebanhos até 10 de março
Entrega deve ser feita nos escritórios locais da Emdagro, como contrapartida para continuidade no programa

Até o dia 10 de março, os 2.158 pequenos criadores já inscritos no Programa Mão Amiga Pró-Sertão Bacia Leiteira devem entregar a comprovação de realização dos exames de brucelose e tuberculose e da vacinação de brucelose dos seus rebanhos, nos escritórios locais da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Essa é a contrapartida que os beneficiários devem apresentar para garantir sua continuidade no programa. O assunto foi debatido na última semana, em reunião entre a Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social (Seias) e Emdagro. A terceira parcela do programa será creditada pelo Governo de Sergipe em 25 fevereiro.

De acordo com o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, a regra visa preservar a saúde dos animais e garantir a qualidade dos produtos para os consumidores de lacticínios. “Após a realização dos exames e vacinação por um veterinário cadastrado no Ministério da Agricultura (Mapa) e fiscalizado pela Emdagro, os beneficiários devem ir ao escritório mais próximo da Empresa para cadastro no sistema. Esse é o momento do produtor fazer a sua parte”, aponta Jefferson.

Os exames devem ser feitos em todos os animais; já a vacinação de brucelose, apenas nas fêmeas, conforme explica a médica veterinária e chefe da Unidade Regional da Emdagro no Território do Alto e Médio Sertão, Rita Selene Quixadá Bezerra. “Todo o rebanho deve ser submetido aos exames de tuberculose e brucelose, mas a vacinação da brucelose se restringe apenas às fêmeas, e exclusivamente àquelas que ainda não tenham recebido este tipo de imunização, pois é dose única”, informa a médica veterinária. Ainda segundo ela, a relação de veterinários hábeis para exames e vacinação está disponível no site www.emdagro.se.gov.br.

A regra da contrapartida está descrita na legislação do Mão Amiga Pró-Sertão Bacia Leiteira (Lei 8.880 de 13 de agosto de 2021), como reforça a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes. “A reunião entre a Seias e a Emdagro serviu para discutirmos estratégias para viabilizar da melhor forma as informações para os beneficiários sobre a importância da vacinação do rebanho e da realização dos exames que a Lei exige, para a sua continuidade no Programa Mão Amiga”, finaliza a gestora.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2022 às 11:45:00