Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021 às 14:00:00
Arauá reforça adesão à Campanha Destinar

Buscando sensibilizar os contribuintes que deixaram para realizar sua Declaração de Imposto de Renda na reta final do prazo da Receita Federal, que se encerra em 31 de maio, o município sergipano de Arauá realizou na manhã desta sexta-feira, 14, uma live para tratar sobre a importância da Destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais ou Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também do Idoso. Articuladora da campanha desde o ano de 2017, a vice-governadora Eliane Aquino foi uma das convidadas do encontro virtual, que teve como mote “Declare o seu amor a Arauá”.

A secretária municipal da Inclusão Social e Trabalho do município, Jaiane Lima, destacou a extrema importância dos contribuintes ajudarem o município a conseguir mais recursos para o financiamento de projetos sociais que possam atender, de maneira qualificada, as crianças e adolescentes de Arauá. “Para um município como Arauá, que não dispõe de um grande orçamento, mobilizar toda a população, externando a importância da destinação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é de extrema relevância. Especialmente nesse momento tão delicado de crise sanitária que estamos enfrentando e que fez crescer consideravelmente o número de cidadãos que entraram numa situação de pobreza e extrema pobreza”, destacou.

A fala foi reforçada também pelo prefeito do município, Dr Fábio, que ressaltou que este é o momento de junção de forças em prol daqueles que mais precisam. Nesse sentido, a gestão municipal tem destinado desde janeiro 1% do ICMS para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e busca o apoio da população para que, através da destinação do imposto de renda, outras iniciativas, a exemplo da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, possam ser contempladas

Para a vice-governadora Eliane Aquino, é fundamental que as pessoas compreendam o momento desafiador que o país está enfrentando e o quanto o desmonte do orçamento ou fragilidade de programas como o Bolsa Família no âmbito do governo federal está impactando diretamente na ampliação dos desafios da Assistência Social de cada município e estado. “Por isso, mais do que nunca, a destinação do Imposto de Renda para os fundos que atendem a públicos tão importantes como as crianças, adolescentes e idosos é de extrema importância. O maior mecanismo que temos para enfrentar as desigualdades é a execução de políticas públicas integradas, mas passa também diretamente pela necessidade de recursos e conscientização da população. Precisamos do apoio de todos para ampliarmos a destinação e, assim, o atendimento a esse público que tem sido tão duramente impactado durante a pandemia”.

Presente na reunião, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Vanderson Melo, aproveitou a oportunidade para colocar o Conselho à disposição para esclarecer dúvidas quanto à destinação e também para solicitar à gestão que durante a elaboração do orçamento do município sejam destinados recursos especificamente para a área da infância e também que o município busque operacionalizar o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso de modo a torná-lo apto ao recebimento de recursos já para o próximo ano.

Presenças

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Vanderson Melo; do auditor fiscal da Receita Federal em Sergipe, Nilson Lima, do presidente da Câmara de Vereadores do município, José Odair; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thaís Ribeiro da Silva e a coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Sergipe, Lana Veiga.

Para saber como destinar parte do seu Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou do Idoso, acesse: www.destinar-se.com.br

/ Notícias / inclusao-social

Arauá reforça adesão à Campanha Destinar