Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2007 às 03:10:00
Ana Lúcia é empossada na Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social
Durante a solenidade, o governador Marcelo Déda afirmou que a pasta não pode se transformar em comitê eleitoral e deve ser um instrumento para melhorar a vida do povo sergipano.

A Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social não pode se transformar em comitê eleitoral, mas em um instrumento para melhorar a vida do povo sergipano. Esta foi a afirmação feita pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, ao empossar a secretária Ana Lúcia Menezes nesta sexta-feira, 23, no Palácio de Despachos. A cerimônia de posse foi marcada pelo grande número de trabalhadores ligados aos movimentos sindical e social do Estado, principalmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Segundo o governador, Ana Lúcia, que se licenciou da Assembléia Legislativa para assumir a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, tem o perfil ideal para o cargo. "Ana Lúcia é guerreira, tem convicção, sempre esteve ao lado dos sindicados e dos movimentos sociais, é uma mulher que representa bem essa nova política social que queremos para Sergipe".

Marcelo Déda aproveitou o auditório lotado de trabalhadores, muitos vindos do interior, para reafirmar seu compromisso com as mudanças. "Ninguém duvide do governador que vocês fizeram. A velocidade não depende apenas do piloto. Primeiro, depende do combustível para o carro andar e o encontramos abaixo da reserva. Depois, não é só pegar o carro, sair por aí, sem rumo, correndo o risco de bater no primeiro poste. É preciso planejar, estabelecer metas e garantir um trajeto seguro. E é isso o que estamos fazendo", disse.

Ele observou que num primeiro momento a determinação foi de cortar despesas, economizar ao máximo e regularizar o fluxo de caixa, com a preocupação de não atrasar o salário dos servidores. Uma vez recuperada a capacidade de investimento, o próximo passo será trabalhar com intensidade e estratégia para levar as ações principalmente ao interior. "Estamos preparando o Estado para fazer um bom governo, de mudanças e de desenvolvimento, voltado especialmente para os excluídos", afirmou Déda.

O governador também falou sobre o seu empenho em construir a maioria na Assembléia Legislativa para garantir a governabilidade. "Vou sentar com todos os deputados. Não vou trair quem me apoiou nos municípios. Não vou trocar aliado por apoio político. Mas não vou deixar de ter maioria na Assembléia por causa de aliado", disse. "A verdadeira mudança não é só uma bandeira, mas atitude; não é palavra, mas conteúdo", frisou Marcelo Déda.

Fotos: Janaína Santos/ASN

Convocação da história

Em seu discurso, a secretária Ana Lúcia disse que aceitou o convite para assumir a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social como uma convocação da história. "Sergipe está vivenciando um momento especial. Quem agora assume o Governo de Sergipe é um companheiro forjado nas lutas do povo e sabedor que sua eleição é fruto de muita luta, suor e sangue de inúmeros sergipanos, muitos anônimos, que entregaram e continuam entregando suas vidas para a implantação de um Estado mais justo, fraterno e solidário", destacou.

Para ela, a transformação fundada na justiça social é tarefa para alguns governos, mas "posso garantir que todas as minhas energias serão canalizadas para enfrentar com determinação os mais graves problemas sociais que afligem e fazem sofrer os filhos e as mães do povo de Sergipe". Segundo a secretária, o tempo agora é de trabalhar e sua posse marca a celebração do coletivo. "Vamos mexer, arar a terra de sol a sol, consertar instrumentos de trabalho, reconhecer e motivar os trabalhadores, e aos pouco plantar as sementes de um Sergipe muito melhor e um Estado mais justo socialmente", disse Ana Lúcia.

A solenidade de posse foi uma das mais concorridas do novo governo. Compareceram a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Sérgio Góes, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o presidente da OAB em Sergipe, Henri Clay Andrade, e a secretária-adjunta da Inclusão e Desenvolvimento Social, Sônia Meire, que vinha respondendo interinamente pela pasta.

Também participaram o presidente do Sindicato dos Professores do Estado (Sintese), Joel Almeida, o coordenador estadual do MST, João Daniel, os deputados federais Iran Barbosa e Jackson Barreto e os deputados estaduais Angélica Guimarães e Gilmar Carvalho, que assumiu a vaga de Ana Lúcia.

/ Notícias / inclusao-social

Ana Lúcia é empossada na Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social